luiza2

sábado, 10 de maio de 2014

Guardas de Dourados aprimoram técnicas em curso de fiscalização de trânsito



Guardas municipais, policiais militares e agentes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) passam por curso de atualização para agentes de fiscalização de trânsito promovido pela Prefeitura de Dourados.
Blitz realizada por guardas municipais e policiais militares fez parte de curso sobre trânsito Guardas de Dourados aprimoram técnicas em curso de fiscalização de trânsito
Blitz realizada por guardas municipais e policiais militares fez parte de curso sobre trânsito – Foto: A. Frota
As aulas da primeira turma começaram na segunda-feira e seguem até esta sexta-feira. Já a segunda turma terá atividades entre os dias 12 e 16. Cada uma vai capacitar 50 profissionais de segurançapública ligados ao trânsito.
Entre as temáticas abordadas nas aulas teóricas estão a “atualização da legislação de trânsito e normais gerais de circulação de conduta” (ministradas pela); papel do agente da autoridade de trânsito, ministradas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal); primeiros socorros (Corpo de Bombeiros); “operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito” (Polícia Militar) e Direção Defensiva (Detran).
A realização do curso atende à Deliberação nº 229, de 2012, do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito). Esta estabelece que todo agente de fiscalização de trânsito precisa passar por um curso de formação para começar a atuar e fazer atualização a cada cinco anos.
“Isso é importante porque o trânsito passa por mudanças constantes, tem sempre novas leis, resoluções do Contran, Cetran, Denatran, e é preciso que o agente esteja atento e sempre se atualizando”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek.
Além disso, ele destaca que é importante reforçar as informações sobre as técnicas de abordagem. “Hoje existe todo um protocolo a ser seguido quando um condutor é abordado. Nacionalmente, a ideia é fazer um trabalho comunitário, de aproximação, então é preciso levar isso a todos”, complementou.
Em aula prática do curso realizada na manhã de quinta-feira, os participantes fizeram uma blitz na esquina da Rua Monte Alegre com a Toshinobu Katayama. A intenção é aplicar o que foi aprendido na teoria. Participaram a Polícia Militar, Agetran e Guarda Municipal. “Foi verificado tudo, equipamentos de segurança, documentação do condutor, foi uma blitz educativa, mas, também punitiva”, alertou o comandante.
Ele ainda ressalta que a atividade é uma forma de integrar os órgãos que trabalham na fiscalização do trânsito. Atualmente, além da Guarda Municipal e da Polícia Militar, também realizam este trabalho no município os agentes de trânsito da Agetran.
“Este curso pode ser realizado pelo Cetran, pelo Estado ou pelas agências de trânsito dos municípios. Como agora Dourados conta com sua própria agência, podemos realizar o curso aqui e volta-lo para as nossas necessidades”, explica Chencarek. Conforme o comandante, as aulas são também oportunidade para estudar o trânsito de Dourados, avaliar a realidade e debater estratégias de atuação.
Ele lembra que a frota de veículos aumenta a cada dia, tanto de motos quanto de carros e que isso tem forte impacto nas ocorrências de acidentes em vias urbanas. “Precisamos de mecanismos para diminuir as estatísticas de acidentes, principalmente com mortes”, afirmou.
Chencarek lembra que há um grande investimento feito pela administração do prefeito Murilo na melhoria da sinalização das vias, instalação de semáforos em cruzamentos de grande fluxo, entre outros. “Com essas melhorias é preciso que se invista também na capacitação dos agentes para orientar o condutor e fiscalizar, e é isso que estamos fazendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..