luiza2

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fim de ano com segurança reforçada no comércio da RMC

Fim de ano com segurança reforçada no comércio da RMC


O efetivo que normalmente é de 22 guardas municipais passa a contar com 87 homens (foto: Franklin de Freitas)
Turistas, comerciantes e moradores que circulam pelo eixo central de Curitiba passam a contar com segurança reforçada com a  Operação Especial de Natal, lançada na manhã de ontem. na Praça Rui Barbosa. A operação especial prevê o reforço no efetivo da Guarda Municipal que faz o patrulhamento da região. São mais oito motos, dois módulos móveis e oito viaturas de apoio tático para garantir a tranquilidade nas ruas do Centro que recebem maior fluxo de pessoas nesta época do ano. Com o comércio funcionando até as 22 horas para atender o período de compras natalinas, o efetivo que normalmente é de 22 guardas passa a contar com 87 homens.
O secretário municipal da Defesa Social, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, lembra que é importante que a população também esteja atenta. “Os cidadãos devem prestar atenção aos seus pertences para facilitar o trabalho das forças de segurança. Nesta época, devido ao maior movimento no Centro, aumentam as tentativas de pequenos furtos a lojas e pessoas que por ali circulam”, afirmou.
Michelotto explica ainda que também está sendo ampliado o número de guardas no Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec) – local onde são recebidas as imagens das 45 câmeras instaladas na região central.

“É mais gente circulando pelo Centro e isso exige maior atenção dos guardas. Por isso, é fundamental que tenhamos um número maior de profissionais fazendo este monitoramento”, disse. O calçadão da Rua XV de Novembro, as praças Santos Andrade e Rui Barbosa e o Largo da Ordem terão atenção especial durante a Operação Especial de Natal.
Os guardas municipais se unirão ao A Polícia Militar do Paraná iniciou na sexta-feira passada a “Operação Final de Ano”, que consiste no reforço do policiamento nas ruas de Curitiba e Região Metropolitana. Todos os dias, a partir das 15h há um aumento do efetivo policial, principalmente no horário em que o comércio está em funcionamento e recebe milhares de pessoas, por conta principalmente da liberação do 13º salário
Cerca de 700 policiais militares e mais de 100 viaturas reforçam o policiamento em áreas comerciais, próximo a feiras, bancos, praças, calçadões, lojas e lugares de concentração de pessoas. “O objetivo é prevenir e coibir roubos e furtos, proporcionando segurança e tranquilidade à população. Dessa forma, a população que mora ou circula nas áreas comerciais pode ficar mais tranquila na hora das compras natalinas”, afirma o Comandante da 1º Comando Regional da Capital/Curitiba Coronel Marcos Teodoro Scheremeta falará sobre a operação.
Durante as operações, realizadas diariamente nos diversos bairros da capital e região metropolitana, os policiais vão buscar armas, tóxicos e objetos com procedência ilícita, prender pessoas nominadas em mandados de prisões determinados pela justiça e proteger o cidadão. A Operação foi determinada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e é integrada com a Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..