luiza2

terça-feira, 28 de junho de 2011

Voz solitária contra o bico legalizado em SOROCABA


A

Os vereadores de Sorocaba votam nesta terça-feira (28), em sessões extraordinárias, o convênio entre a Prefeitura de Sorocaba e a Polícia Militar para implantação da Operação Delegada. A intenção do prefeito Vitor Lippi (PSDB) é usar policiais militares em horário de folga para operações de fiscalização da prefeitura, chamado também de bico legalizado.

Na sessão do dia 14 de junho o vereador José Caldini Crespo (DEM), como membro da Comissão de Justiça, solicitou prazo para analisar o projeto. Em seu parecer, Crespo pede o arquivamento.

Entre os argumentos usados, o vereador do DEM cita uma operação conjunta entre a prefeitura e a Polícia Militar no Centro da cidade no dia 14 de junho, que resultou na apreensão de 12 mil DVDs e 5 mil CDs, além de cigarros e medicamentos contrabandeados. “É a maior e mais recente prova de que a prefeitura não precisa de convênio algum para obter o apoio da PM para atividades que visem resguardar a ordem pública”, afirma.

vai passar /Apesar do parecer solicitando pelo arquivamento, o projeto deve ser aprovado pela bancada de sustentação do prefeito. O BOM DIA apurou que opinião de Crespo sobre o projeto não tem validade jurídica na votação.

Além disso, Lippi conta com a maioria dos vereadores na Câmara. Quando foi pedido a retirada o projeto, o líder do prefeito, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), disse que “a aprovação só teria sido adiada por alguns dias.”

conflito /Quando Lippi anunciou a intenção de pagar pelo serviço aos PMs, a Associação dos Guardas Civis Municipais protestou. O receio era de que o poder público gastasse dinheiro com a Polícia Militar e deixasse a GCM sem estrutura. Para evitar problemas foi concedido reajuste salarial de 17,5% aos guardas municipais. Além disso, em 25 de maio foram entregues novas viaturas. No total, a corporação ganhou 15 carros, quatro peruas da marca Chevrolet, e oito motocicletas Honda de 300 cilindradas. O efetivo da GCM conta com 368 guardas.

O vereador Geraldo Reis (PV) até tentou colocar uma emenda para uso da GMs na operação, mas foi impedido.

Um comentário:

  1. ATENCAO, GUARDA CIVIS DE SOROCABA LEMBRE-SE DESTE PREFEITO NA PROXIMA ELEIÇAO PARA PREFEITO EM 2012.
    E DO VEREADOR JOSE FRANCISCO MARTINEZ.

    ResponderExcluir

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..