luiza2

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Meio ambiente é tema de capacitação da Guarda Municipal



Guardas municipais de Barra Mansa, Itatiaia, Resende e Porto Real participam até sexta-feira (2) de uma capacitação ambiental. O treinamento acontece no Centro de Educação Ambiental, no Parque Municipal de Saudade de Barra Mansa. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rosana Gama, o objetivo do curso é treinar os guardas para agir nas ocorrências ligadas ao meio ambiente.

- O treinamento está sendo ministrado por profissionais qualificados, como representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Corpo de Bombeiros, advogados, promotores e profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outros. A educação ambiental tem avançado bastante e, por isso, as demandas têm aumentado. A população passa a prestar mais atenção e a denunciar. Essa capacitação visa treinar os GMs para que saibam agir nas diversas situações com relação ao meio ambiente e atendam melhor às demandas - disse Rosana.

Desde 2006, por meio da lei 3.049, decreto 5.024, funciona o grupamento ambiental, que destina cerca de 5% do efetivo para as questões ambientais. A Guarda Municipal trabalha ininterruptamente e, por isso, tem como fiscalizar e agir nos fins de semana e feriados, quando também ocorrem denúncias. O curso pretende preparar o efetivo para atuar nessas ocorrências em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entre os temas discutidos, estão faixa marginal de proteção, meio ambiente em geral, lei municipal ambiental, legislação federal, queimadas, unidades de conservação, animais silvestres, resíduos sólidos, estações de tratamento de água e esgoto, aterro e desaterro e corte de talude. Além disso, os guardas farão visitas de campo e visita à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da empresa de laticínios Bom Gosto.

Para os guardas municipais José Gomes de Souza Filho, de Itatiaia, e Marcos Vinícius de Oliveira, de Barra Mansa, o conhecimento é muito importante.

- Sou o único representante da minha cidade e vim conhecer o trabalho realizado pela Guarda Ambiental de Barra Mansa. O conhecimento sobre nascentes, assoreamento dos rios e proteção ao meio ambiente é muito importante. Vou multiplicar as informações com o efetivo da Guarda Municipal de Itatiaia - comentou.

Parte do efetivo da Guarda de Barra Mansa está sendo treinada para lidar diretamente com as questões ambientais.

- Estou gostando bastante do curso, e conhecimento pessoal sempre é bom - falou Marcos Vinícius

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,53448,Meio%20ambiente%20e%20tema%20de%20capacitacao%20da%20Guarda%20Municipal.html#ixzz1ngHA8cMi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..