luiza2

quinta-feira, 15 de março de 2012

Convênio autoriza uso de armas de fogo pela Guarda Municipal de Salvador

Um convênio de concessão de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Municipal de Salvador foi assinado pelo prefeito João Henrique e o superintendente regional da Polícia Federal na Bahia, delegado Carlos Daniel Veras Silver, na manhã desta quarta-feira (14). O documento foi firmado em cerimônia realizada às 10h, no Palácio Thomé de Souza.

Com a medida, os guardas seguem a tendência da cidade de Feira de Santana, localizada a 108 km de Salvador, e capitais como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. No total, o efetivo da Guarda Municipal de 127 cidades do país faz uso de armas de fogo.


Convênio foi assinado em cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza

Segundo o gerente de operações da Guarda de Salvador, Carlos Damasceno, ainda não há previsão de quando os guardas poderão atuar armados durante o policiamento preventivo diário. “Não temos previsão definida ainda porque isso depende de variantes. Depende da avaliação que será feita tanto em quais locais será necessário o uso quanto o efetivo a ser empregado”, diz.

De acordo com o gerente, uma parte do efetivo será treinada e submetida a cursos, como ética e montagem e desmontagem de armas. A partir de agora será realizada uma avaliação para definir também em quais locais o uso será necessário.

“Seria arriscado especificar agora quais as áreas porque um local que hoje possui um risco maior (de violência), amanhã pode não ter mais”, relata Damasceno.

Além de policias, a lei federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, autoriza a utilização de armas para integrantes das Forças Armadas, e das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500 mil habitantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..