luiza2

domingo, 22 de setembro de 2013

Guarda Municipal realiza operação simultânea em 30 locais



A Guarda Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (19) uma operação simultânea nas nove regionais, abrangendo mais de 30 pontos, entre ruas, praças e parques. É a 20ª operação realizada este ano, sempre em caráter de surpresa, sem datas ou locais previamente divulgados.
Os endereços que recebem a ação reforçada da Guarda Municipal são definidos a partir de denúncias feitas pela população e de estatísticas de crimes. 
Na operação desta quarta, foram realizadas 45 abordagens e um homem, de 26 anos, abordado no Centro, foi encaminhado à Delegacia de Vigilância e Capturas por estar com prisão preventiva decretada. Participaram da operação 73 guardas municipais, 20 viaturas, duas motos e dois cães do esquadrão antidrogas.
O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Frederico Carvalho, explicou que a operação simultânea, também denominada de Guarda Cidadã, tem o objetivo de monitorar as áreas mais violentas da cidade.
Janete de Souza Oliveira, proprietária de uma panificadora na Praça 19 de Dezembro, agradeceu a presença da Guarda. “Quando o módulo está por perto ou há operações de monitoramento, nos sentimos mais protegidos. Temos sido vítimas de assaltos, com pessoas utilizando sempre um boné ou chapéu para esconder os olhos”, disse ela.
Etelvina Irinawsly, de 71 anos, moradora na Rua Inácio Lustosa, diz que antes frequentava a região, caminhando nas manhãs pelas ruas. “Agora tenho medo. Virou uma zona perigosa. Com a presença da Guarda Municipal, tenho passeado, sem ser incomodada”, afirmou.
Morando nas ruas
Luís, de 37 anos, está há dois dias na rua. Saiu de uma comunidade terapêutica na terça-feira à tarde. “Recaí. Fiquei quatro meses internado. Agora nem sei mais o que fazer, a não ser continuar na rua”, afirmou. Abordado por uma equipe da Fundação de Ação Social (FAS), ele prometeu retornar ao tratamento. “Vontade eu até tenho, mas encontro os amigos da rua e acabo ficando. Mas vou para FAS. Lá eles sempre me ajudam”, disse ele.
Monitoramento
Foram monitoradas nesta quarta, na Regional Matriz, as praças João Cândido, 19 de Dezembro e Eufrásio Correia e a Rua Nestor de Castro. No Bairro Novo, as praças do Hospital Evangélico e das Tendas e o Parque do Semeador. Na Regional Boqueirão as praças Nelson Monteiro, Esmeralda e Eucaliptos, e no Cajuru a Praça Professora Yeda de Souza Castro, no Jardim das Américas; a Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba e a Praça Mansuedem dos Santos Prudente.
No Pinheirinho, a abordagem aconteceu nas praças Soldado Wagner Alves Sampaio, Aníbal Khury e a Capitão Shingo Kuba e na Regional Portão as praças do Japão, Bosque Cambuí e praça Elias Abdo Bittar.
Também foram realizadas abordagens no Parque Barigui e nas praças Neuma Cortes e Walter Moacir Ferri (regional Santa Felicidade); no Jardim Armildo Brwing e nas praças Cidade de Mainz e Carlos Guillen (Regional Boa Vista) e no Bosque do Trabalhador, Praça da União e  Praça do Skate, ao lado do Clube da Gente, na Cidade Industrial de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..