luiza2

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Entre as maiores cidades do Sul, só Joinville não tem Guarda Municipal


Tramita nas comissões permanentes da Câmara de Vereadores a criação da Guarda Municipal de Joinville. O projeto de lei está em fase de estudos, nas comissões permanentes, sem previsão para votação em plenário. Também não há definições sobre o impacto no orçamento anual do município nem quais tipos de armamento poderão ser utilizados nem o efetivo necessário. O que se sabe é que Joinville larga atrás de outras grandes cidades.
Info Guardas Municipais
Infografia Notícias do Dia
Leia mais sobre o projeto da GM de JoinvilleVeja a matéria também no jornal Notícias do Dia
Dos 38 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, apenas seis não contam com guardas municipais (GMs) nas ruas para colaborar na segurança, especialmente na proteção do patrimônio público. Os dados são do Perfil dos Municípios Brasileiros 2012 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na região Sul, 71 dos 1.188 municípios contam com GMs, sendo 32 em cidades de 100 mil a 500 mil habitantes. Entre as quatro cidades com mais de meio milhão de habitantes, Curitiba e Londrina, no Paraná; e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; já têm efetivado esse reforço na segurança pública.
Se os vereadores joinvillenses – que agora têm ouvido frentes favoráveis e também contrárias ao projeto – decidirem pela criação da Guarda Municipal, Joinville seguirá uma tendência nacional. De acordo com o IBGE, a proporção de cidades com GMs passou de 15,5%, em 2009, para 17,8% em 2012.
  • por: Luiz Fernando Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..