luiza2

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Central de Operações da Guarda Civil Municipal de Taubaté é instalada no bairro Vila Marli


A central de operações da Guarda Civil Municipal de Taubaté vai mudar para o bairro Vila Marli. Em até trinta dias a base da corporação, que antes estava instalada no antigo prédio da Escola Estadual Professor Agostinho Silva, no Parque Paduan, vai ocupar o espaço ao lado da quadra coberta.
A quadra coberta em breve será revitalizada e o objetivo é que os guardas civis municipais desenvolvam atividades para a comunidade, como aulas de futebol para as crianças.
Treinamento
A última turma de guardas civis municipais recebeu treinamento da Polícia Militar na quarta-feira, dia 13 de novembro. Os 45 guardas participaram de um dia de palestras e treinamento prático na sede do 5º Batalhão, no bairro Independência. Mais quatro turmas foram treinadas, totalizando um efetivo de 225 guardas.
Durante as aulas os guardas municipais receberam informações sobre os seguintes temas: noções de direito, crimes praticados por funcionários públicos contra a administração pública, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), condutas em caso de prisão em flagrante e ética no atendimento ao munícipe.
Os guardas também participaram de treinamentos práticos de uso de armas não letais, como a Tonfa, um bastão utilizado para imobilização. Outro equipamento demonstrado foi a Taser, uma arma de eletrochoque também não letal utilizada para imobilizar momentaneamente uma pessoa.
O objetivo do ciclo de palestras foi capacitar cada guarda municipal para melhor desempenho e conduta em sua rotina de trabalho. O curso acontece devido a uma parceria da Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Segurança Pública Municipal e a Polícia Militar. A proposta foi oferecer aos guardas o conhecimento técnico e, assim, fortalecer o efetivo para a proteção dos prédios públicos.
Melhorias
Está em andamento a celebração de um convênio entre Prefeitura e Policia Militar que prevê o treinamento contínuo para a guarda municipal. A proposta é que os guardas tenham dois cursos, um de 560 horas e uma reciclagem de 38 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..