luiza2

sábado, 14 de dezembro de 2013

Em RR, Marcha Azul Marinho da Guarda Civil deve reunir 200 pessoas Concentração será nesta segunda-feira (16), às 7h30. na Assembleia. Evento visa chamar atenção das autoridades quanto ao trabalho da GCM.


Neidiana Oliveira Do G1 RR
1 comentário
Atualmente o quadro da instituição é para 700 servidores (Foto: Deydson Câmara/Divulgação)Guarda Civil Municipal de Boa Vista é formada pela GTAM, ROMU, Defesa Civil e Ciclo Patrulha
(Foto: Deydson Câmara/Arquivo Pessoal)
Com o intuito de chamar a atenção da população e autoridades sobre a importância do trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) na segurança de Boa Vista, será realizada na próxima segunda-feira (16), a I Marcha Azul Marinho. A concentração será a partir das 7h30, em frente a Assembleia Legislativa, no Centro Cívico da capital.
Com a expectativa de reunir em torno de 200 pessoas entre guardas civis municipais, familiares, população em geral e mais 40 GCMs do Amazonas, a mobilização, segundo o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Deydson Câmara, será realizada de forma simultânea em várias capitais brasileiras, sendo que em Boa Vista está é a primeira vez.
Equipe do Grupo Tático Municipal de Boa Vista se apresentou na avenida (Foto: Amanda Teixeira/G1)Equipe do Grupo Tático Municipal de Boa Vista
durante apresentação no Desfile Cívico
(Foto: Amanda Teixeira/G1)
"O objetivo da marcha é chamar a atenção dos deputados federais e senadores quanto ao Projeto de Lei de número 1332/03, que prevê a criação do Estatuto Nacional das Guardas Civis Municipais; mostrar o papel e a contribuição da GCM em parceria com as polícias na segurança da capital; a evolução do trabalho desde 1988 quando foi criada pela Constituição Federal", relatou Câmara.
Ele acrescentou ainda que o evento busca alertar a sociedade sobre o poder de polícia que a GCM possui e ainda vem requerer o uso legal de arma de fogo [Lei 10826/03 Estatuto do Desarmamento].
saiba mais
A programação da Marcha Azul Marinho segue durante todo o dia e às 14h o econtro será na Câmara Municipal de Boa Vista, onde será ministrada a palestra com o tema "Violência requer prevenção, guardas municipais já". De acordo com o presidente do sindicato, o evento é aberto ao público e conta com a participação da sociedade.
Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil Municipal de Boa Vista é formada por 280 homens divididos em Grupo Tático Municipal (GTAM), Defesa Civil, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Ciclo Patrulha, que realizam diariamente um trabalho singular na segurança da sociedade boa-vistense.
Projeto aprovado nesta quarta-feira (20), na Câmara de Boa Vista, amplia quadro da Guarda Civil Municipal (Foto: Júnior Morais/Divulgação)Projeto que amplia quadro da Guarda Civil
Municipal foi aprovado na Câmara de Boa Vista
(Foto: Júnior Morais/Arquivo Pessoal)
As equipes trabalham no suporte e segurança em eventos esportivos e culturais, locais públicos como praças e parques e rondas pelos bairros. Entre as ocorrências mais comuns está a apreensão de drogas, arma branca e arma caseira.
Segundo Deydson Câmara as conquistas ao longo dos anos são inúmeras, a mais recente foi a aprovação do projeto que amplia o quadro da Guarda Civil Municipal para 1.500 vagas. A previsão é que seja lançado concurso no próximo ano para provimento de vagas na instituição de segurança da capital.
Atitudes que fazem a diferença
A Guarda Civil de Boa Vista não trabalha somente na segurança da população, mas também desenvolve trabalhos sociais, como exemplo a atitude de 22 guardas da equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que sensibilizados com a história de uma família, que perdeu a casa em um incêndio, construíram um novo lar para dona Ana Vitorina, seu esposo e sete filhos.
Com recursos provenientes dos próprios guardas e mais a contribuição de amigos, a casa de madeira que foi destruída em um incêndio foi contruída de alvenaria e doada à família. A ação solidária não é a primeira da equipe, tendo em vista que outras atitudes como esta já foram realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..