luiza2

quinta-feira, 27 de março de 2014

PM apura desaparecimento de equipamentos policiais em Taubaté Itens teriam sido perdidos por policiais durante atividade delegada. PM apura responsabilidade dos militares e avalia possíveis punições.


Do G1 Vale do Paraíba e Região
4 comentários
Polícia Militar Taubaté (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)Caso está sendo apurando pela Polícia Militar
(Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)
A Polícia Militar abriu uma sindicância para apurar o desaparecimento de pelo menos 14equipamentos utilizados pelos policiais durante a atividade delegada 'bico oficial' em Taubaté, no interior de São Paulo. Os conjuntos foram perdidos na última quinta-feira (20) no fim do expediente do efetivo. A PM recuperou apenas dois equipamentos e apura a responsabilidade dos militares no caso.
De acordo com a corporação, policiais que estavam encerrando o turno na Praça Barbosa de Oliveira, próxima a rodoviária velha, teriam esquecido rádios, tablets e aparelhos de GPS no local. Parte dos equipamentos foi encontrada com criminosos e recuperada pela PM. O valor total dos itens não foi informado.
Um rádio de comunicação foi encontrado com um homem na última quinta-feira (20) em Tremembé. A PM chegou até ao local após denúncias e apreendeu o aparelho, além de armas. Outro rádio foi encontrado com um homem no sábado (22), após ele realizar um assalto a umposto de gasolina em Taubaté. Os dois suspeitos foram presos.
Providências
A PM informou que a sindicância vai apurar a responsabilidade dos oficiais que estavam atuando na atividade delegada na ocasião e que estuda possíveis punições, mas não especificou quais. Também informou que os aparelhos de GPS funcionam apenas com senhas específicas e que a corporação já está providenciando a troca de frequência dos rádios, para que eles não possam ser utilizados.

O secretário de Segurança Pública de Taubaté, Athaíde do Amaral, informou que não foi comunicado sobre o caso pela Polícia Militar. A PM não registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, já que ficará responsável pela condução da investigação.

Atividade delegada
A atividade delegada, conhecida como 'bico oficial' dos policiais militares, foi implantada em Taubaté em julho do ano passado em parceria com a Prefeitura de Taubaté.  Atualmente, 150 policiais trabalham para a prefeitura em turnos de oito horas, com principal atuação na região central da cidade. O reforço policial por meio do programa é uma das vitrines de campanha do prefeito Ortiz Junior (PSDB).
Levantamento da PM mostrou que no primeiro mês de atuação dos policiais na atividade delegada houve queda de 88% no número de roubos na região central. Em contrapartida, o número de ocorrências de roubo e furto na cidade registraram crescimento no segundo semestre de 2013 - foram 597.238 casos no ano passado e 390.775 em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..