Na terça-feira, dia 18 de março, delegados, investigadores e guardas civis municipais de Osasco realizaram a Operação Bloqueio com o objetivo de coibir furtos e roubos de veículos e também investigar a situação de desmanches de veículos na cidade. Conforme salientou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Paulo Siqueira, a operação vai ao encontro da política do prefeito Jorge Lapas, cuja determinação é “tolerância zero” contra qualquer tipo de irregularidades no município, como os furtos, roubos, desmanches irregulares e crimes ambientais, dentre outros.
 
Cerca de 30 policiais civis, 30 guardas municipais, membros da Delegacia do Meio Ambiente e fiscais da Prefeitura participaram da operação realizada no período das 10h às 17h. Além do comandante da GCM, representando a Secretaria Municipal de Segurança e Controle Urbano, a mega operação contou também com a presença do delegado Walter Peroli, represente a Delegacia Seccional de Osasco.
 
Durante a operação, os policiais instalaram três pontos de bloqueio, onde dezenas veículos foram parados e vistoriados, como nas avenidas Hirant Sanazar, Walter Boveri e Fuad Auda. Nesses locais, a operação vistoriou um total de 40 carros e 80 motocicletas. Desses, três carros e três motocicletas apresentaram irregularidades. Os seis condutores foram encaminhados ao Distrito Policial para o devido registro da ocorrência, enquanto os veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio, no Jardim Piratininga, os quais ficarão no local até que sejam regularizados.
 
Desmanches lacrados
 
Paralelamente aos bloqueios de veículos, a operação vistoriou também cerca de dez desmanches de carro, sob o comando da Delegacia do Meio Ambiente. Por apresentarem irregularidades na documentação, como falta do alvará de funcionamento e também a vistoria atualizada do Corpo de Bombeiros, quatro desmanches foram lacrados e seus proprietários multados em R$ 893,00.
 
Além da falta de documentação, os policiais detectaram peças de veículos não identificadas, que podem ser de veículos furtados. Os proprietários serão obrigados a informar a origem de todas as peças.
 
De acordo com as determinações da Prefeitura e da Delegacia do Meio Ambiente, a operação investigou a condição de operação desses desmanches, como derramamento de resíduos que podem poluir o solo. Segundo o delegado Walter Peroli, essas operações, em conjunto com a Guarda Civil Municipal serão realizadas com mais frequência no município de Osasco, no sentido de coibir os furtos e roubos de veículos.
 
 
 
Com informações de Renato Ferreira  (Fotos: Pedro Godoy)