luiza2

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Moradora de rua dá à luz em calçada com ajuda de guardas municipais 'Nunca tinha passado por uma situação dessas', conta GM; veja o vídeo. Mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade de Campinas, SP.

13/07/2014 18h02 - Atualizado em 14/07/2014 08h40


Patrícia TeixeiraDo G1 Campinas e Região
Dois guardas municipais foram surpreendidos com uma ocorrência nada comum na tarde deste domingo (13), em Campinas (SP). Na calçada de um supermercado da região central da cidade, uma moradora de rua, de 23 anos, deu à luz um menino. A mãe estava no sétimo mês de gestação, segundo a GM, e foi encaminhada junto com o bebê para a Maternidade de Campinas.
Por volta das 14h40, a viatura dos guardas Marcos Amorim e Robson Pereira passava próximo à rodoviária quando pedestres chamaram a atenção deles para uma mulher que estaria em trabalho de parto. Ao chegarem no local, se depararam com a gestante deitada sobre um cobertor e um cartaz do supermercado, tudo improvisado. "Ela tinha feito uma cabaninha com um carrinho de mercado, cobertor e uma toalha, e começou a ter a criança ali", conta Amorim.
O Samu foi acionado, mas quando viram que a criança já estava nascendo, pegaram luvas na viatura e começaram a ajudar no parto natural. "Quando fui colocar a luva, minhas mãos tremiam. Já tinha acompanhado o parto do meu filho. Agora foi diferente, não estava esperando. Foi a primeira vez, emocionante", lembra Pereira.
Guarda Municipal ajuda em parto na região central de Campinas (Foto: Arquivo Pessoal/ Guarda Municipal)Guardas ajudam em parto na região central de
Campinas (Foto: Arquivo/ Guarda Municipal)
Dificuldade para respirar
Logo que o menino nasceu, os guardas municipais perceberam que ele tinha dificuldades para respirar. Rapidamente cortaram a placenta e orientaram a mãe a aspirar o filho com a boca. "Pedimos para a mãe sugar a boca e o nariz do bebê para tirar alguma secreção. Ela fez e logo a criança começou a respirar direito", conta Amorim.
O cordão umbilical só foi cortado depois da chegada da ambulância do Samu. O menino e a mãe foram encaminhados para a Maternidade de Campinas. Para Marcos Amorim, uma experiência incrível. "Nunca tinha passado por uma situação dessas. Nesses 17 anos de Guarda Municipal esse é um momento que será inesquecível", diz o guarda. Segundo ele, a mãe disse que o bebê se chamará Cauã.
Mulher dá à luz a um menino em calçada na região central de Campinas (Foto: Arquivo Pessoal/ Guarda Municipal)Mulher dá à luz a um menino em calçada na região central (Foto: Arquivo Pessoal/ Guarda Municipal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..