luiza2

domingo, 6 de julho de 2014

O corte de cabelo dos policiais militares



Militares das Forças Armadas norte americanas cortando o cabelo
Militares das Forças Armadas norte americanas cortando o cabelo
A padronização dos cortes de cabelo nas organizações militares (assim como outras imposições estéticas) têm como objetivo primeiro anular as diversidades dos indivíduos em prol de uma uniformização que suprima qualquer “levante subjetivo”. É infundado o argumento de quem diz que a obrigação de usar corte de máquina de número 01 e/ou 02 é para “se apresentar bem à comunidade”, mesmo porque esse não é o padrão estético escolhido por toda a sociedade, nem mesmo pela maioria.
Também não vivemos mais a época das infestações de piolho, como há séculos, para garantir a obrigatoriedade de corte curto. Se fosse por isso, até mesmo as mulheres deviam ter seus cabelos cortados a máquina. Na verdade, tal imposição é um dos itens que se referem ao controle disciplinar tradicional, também utilizado em manicômios, prisões e conventos/mosteiros, como já assinalou Erving Goffman:
 “Em primeiro lugar, as instituições totais perturbam ou profanam exatamente as ações que na sociedade civil têm o papel de atestar, ao ator e aos que estão em sua presença, que tem certa autonomia no seu mundo – que é uma pessoa com decisões ‘adultas’, autonomia e liberdade de ação.promoção de passagens
É com esse espírito que o ditador Kim Jong-un, da Coreia do Norte, acaba de determinar que todos – isso mesmo, todos! – os homens do país usem o mesmo corte de cabelo que ele:
Kin Jong Un, ditador norte-coreano, determinou que todos os homens do país usem o mesmo corte de cabelo que ele
Kin Jong Un, ditador norte-coreano, determinou que todos os homens do país usem o mesmo corte de cabelo que ele
A ditadura de Kim Jong-un na Coreia do Norte parece não querer poupar nem mesmo a aparência de seus cidadãos. Em mais uma demonstração de autoritarismo, o jovem líder teria imposto o seu próprio corte de cabelo a toda a população masculina do país, segundo a rádio Free Asia, citada pela emissora britânica BBC.
Com isso, em breve todos os homens norte-coreanos terão os cabelos raspados nos lados da cabeça e espetados em cima – ou, em uma rara variação, penteados para baixo e divididos ao meio.
“O corte de cabelo do nosso líder é muito particular, não fica bem em todos, dado que cada um tem um rosto e um formato de cabeça próprios”, disse uma fonte que preferiu não se identificar.
Os primeiros a terem seus estilos redefinidos à moda de Kim Jong-un foram os estudantes da capital Pyongyang, mas logo a obrigação foi estendida para o restante da população masculina. Não que antes os habitantes da Coreia do Norte tivessem muita liberdade para escolher seus penteados. Até essa inusitada decisão do ditador, o regime permitia 10 cortes diferentes para os homens e 18 para as mulheres.
O contraponto a tudo isso, que não chega a ser um contraponto, é que as polícias militares, que atuam ostensivamente, precisam se preocupar com a forma de apresentação pública dos seus agentes. Ou seja, é preciso que o policial, ao estar de serviço, seja brevemente identificado e que sua imagem comunique saúde, boa vontade e disponibilidade.
Ter o corte cabelo padronizado não é necessário para identificar o policial em serviço, já que estará fardado (nos tempos atuais, é até arriscado o corte de cabelo denuncie o policial fora de serviço). Sobre comunicar saúde, boa vontade e disponibilidade parece que só temos como limite o critério do asseio e da “boa forma” física, aqui entendida como o que a própria medicina entende como minimamente saudável.
Algumas polícias militares vêm tendo certa tolerância em relação ao corte de cabelo dos seus policiais, embora a maioria delas mantenha a rigidez disciplinar nas academias e cursos de formação, para depois “folgar”, sem qualquer razão técnica. Infelizmente muitos policiais ainda não se convenceram de que as características individuais são essenciais no desenvolvimento de um trabalho com tanta exigência subjetiva, como é o caso do ofício policial. Precisamos nos libertar dessas questões mesquinhas que ainda nos aprisiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..