luiza2

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Guardas municipais já podem usar armas de choque em São Vicente, SP Agentes passaram por curso de quatro semanas e atividades psicológicas. Diretor acredita que equipamento ajudará o trabalho dos guardas.


João Paulo de CastroDo G1 Santos
Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, no litoral de São Paulo, já estão aptos   


De acordo com o diretor geral da Guarda Civil Municipal de São Vicente, Antonio das Mercedes Guimarães, o novo equipamento aumenta a proteção do agente. “Antes de conseguirmos estes equipamentos, o guarda tinha poucos instrumentos para se proteger. O único equipamento para a defesa dele era a tonfa, uma espécie de cassetete. Hoje, nós já temos este aparelho, que vem para acrescentar ao trabalho da Guarda Municipal”, comenta.
De Paula Lima foi o responsável pelo curso dos guardas (Foto: João Paulo de Castro / G1)De Paula Lima foi o responsável pelo curso
dos guardas (Foto: João Paulo de Castro/G1)
O responsável pelo treinamento dos agentes foi o chefe do Departamento de Instrução e Formação da Guarda Civil Municipal de São Vicente, Marcelo de Paula Lima. Ele explica como os profissionais foram capacitados para utilizar as armas. “Eles tiveram um módulo de policiamento comunitário e mais um módulo de habilitação para usar esta arma de condutividade elétrica. Eles estão finalizando a etapa do exame psicológico, que também é obrigatório”, afirma.
De acordo com Lima, a GCM tem a preocupação de que não haja mau uso da arma. “Nós também recebemos um datalink, que, conectado à pistola, registra os 1.000 últimos disparos da arma, para evitar o seu uso irregular. Não tem como o agente utilizar ela e negar que foi disparada”, conclui.
Armas de choque serão utilizadas pelos Guardas Civis Municipais (Foto: João Paulo de Castro / G1)Armas de choque serão utilizadas pelos Guardas Civis Municipais (Foto: João Paulo de Castro/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..