luiza2

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Guarda Municipal prende homem acusado de abuso no transporte coletivo



A Guarda Municipal fez nesta terça-feira (25) a primeira prisão de um homem acusado de molestar  uma mulher no transporte coletivo em Curitiba. A prisão ocorreu horas depois do lançamento da campanha “Busão sem abuso”, que visa conscientizar a comunidade sobre o assunto e estimular a denúncia. O caso foi denunciado por duas passageiras, na linha Ligeirinho Pinhais/Campo Comprido.

O homem de 38 anos foi abordado pelos agentes do Módulo da Guarda Municipal da Praça Eufrásio Correia. Tentou fugir quebrando o vidro de uma das janelas do ônibus. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Mulher, onde pagou fiança e foi liberado. No entanto, o acusado responderá a inquérito policial pelo crime de dano ao patrimônio público e, consequentemente pelo crime do artigo 65 da Lei de Contravenções Penais que é o de “molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável”.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, conta que as vítimas comunicaram o ocorrido ao motorista que desviou a rota e dirigiu-se até a praça, onde há um módulo da Guarda. Os agentes da Guarda e motoristas de ônibus receberam capacitação, medida prevista na campanha, sobre como agir neste tipo de caso. Essa orientação, assim como a campanha, é uma ação em parceria entre a Prefeitura de Curitiba, sindicato dos motoristas (Sindimoc) e sindicato das empresas do transporte coletivo (Setransp).

Para o inspetor Frederico, essa primeira prisão é exemplar e também é uma demonstração de que a campanha já oferece resposta. “Sabemos que esse tipo de crime de abuso contra as mulheres no transporte coletivo acontece bastante, mas há pouca denúncia. Esperamos que daqui por diante o número de denúncias aumente para podermos assim, coibir e punir essa conduta”, disse.

A secretária da Mulher, Roseli Isidoro, diz que o fato significa que a campanha começa a surtir efeito e já apresenta os primeiros resultados. “Nossa expectativa é que as mulheres, daqui por diante, tomem coragem e denunciem esses contraventores que vinham, impunemente, cometendo esses crimes. Queremos também avisá-los de que estamos de olho”, alertou.

A ocorrência foi atendida pela delegada da Mulher, Hastrit Greipel, que explicou que o crime de abuso gera um termo circunstanciado e o pagamento de multa. Todavia, como ele cometeu crime de dano ao patrimônio público, responderá por ambos e tudo será apurado num só inquérito.

Segundo a delegada, é raro aparecerem na delegacia denúncias de casos relacionados a este tipo de crime. “A gente sabe que isso acontece muito, mas a vítima acaba dando um jeito na hora e não faz nada. Acho que a partir do momento que a mulher tem informação, que saiba que pode contar com a ajuda de outros passageiros, de motoristas, cobradores e da polícia, ela vai tomar mais coragem para denunciar os agressores. Por isso considero fundamental promover campanhas como essa, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Mulher”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..