luiza2

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Guarda Municipal de Joinville tem o uso de arma de fogo autorizado pela Polícia Federal.

Guarda Municipal de Joinville tem o uso de arma de fogo autorizado pela Polícia Federal.

 0
Até sexta-feira (17) da próxima semana, os 44 guardas municipais de Joinville poderão trabalhar com armas de fogo. Os portes de arma funcional serão entregues pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, conforme convênio assinado nesta quinta-feira (9) com a Prefeitura de Joinville.
“Para nós é muito importante termos esses portes de armas, mas que ninguém precise usá-las”, ressaltou o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, César Nedochetko. A formalização do acordo foi assinada pelo prefeito Udo Döhler e pela delegada superintendente da PF em Santa Catarina, Mara Toledo Piza Baiocchi de Sant’Anna.
Durante audiência no Gabinete do Prefeito, com a presença do delegado da PF em Joinville Oscar Biffi e do comandante da Guarda Municipal Atanir Antunes, o prefeito Udo Döhler relatou que a presença dos agentes no entorno das escolas já tem produzidos bons resultados. “Temos recebido vários relatos positivos por parte de diretores, professores e pais de alunos. É uma forma efetiva de proteger nossas crianças contra a ação de traficantes”, afirmou.
Segundo o convênio, cabe à Polícia Federal receber e verificar a documentação para o cadastramento de todos os integrantes da Guarda Municipal indicados pela Prefeitura, junto ao Sistema Nacional de Armas-SINARM.
Diz o convênio que somente será permitido o efetivo porte de arma pelo guarda municipal após o envio de comunicação oficial pela DELEAQ/SR/DPF/SC (Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos), a qual apresentará a relação nominal dos guardas aptos a portarem arma de fogo, com seu respectivo número de porte funcional cadastrado no Sistema Nacional de Armas, que deverá constar na carteira de identidade funcional. O prazo de validade dos portes de armas será de dois anos.
Na audiência, o prefeito Udo Döhler destacou que a Guarda Municipal representou um grande avanço para Joinville e que o processo seletivo foi muito rigoroso, em um concurso com cinco mil inscrições. A delegada Mara Baiochchi de Sant’Anna destacou ser “muito importante que a Guarda tenha nascido sabendo de sua identidade e sua missão”. Ainda este ano a Prefeitura fará novo concurso para ampliar o número de guardas.
O chefe da Guarda Municipal, Atanir Antunes, explica que a equipe já recebeu a formação técnica e prática durante o período de quatro meses na Academia de Polícia, em Florianópolis, em 2014. “Depois de formados, eles continuam recebendo atualizações todos os meses, nas variadas modalidades”, comenta.
O começo das atividades da Guarda Municipal foi em rondas nas escolas, praças, parques e no terminal rodoviário. A equipe conta com o apoio logístico de seis viaturas e equipamentos como taser (arma de choque), algemas, gás de pimenta e a tonfa (cassetete para defesa pessoal).
Da Prefeitura de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..