luiza2

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Monte Mor afasta guarda por aplicar choques em rapaz em terminal;

05/11/2015 15h56 - Atualizado em 05/11/2015 16h55

Monte Mor afasta guarda por aplicar choques em rapaz em terminal; vídeo

Telespectador registrou agressão em rodoviária e enviou imagens à EPTV.
Prefeitura afirma que objeto não pertence à Guarda; Corregedoria investiga.

Do G1 Campinas e Região
00:21
01:10
Um guarda municipal de Monte Mor (SP) foi afastado das atividades operacionais nesta quinta-feira (5) por ter aplicado choques em um rapaz durante confusão no terminal rodoviário. Segundo a Prefeitura, a Guarda havia sido chamada por uma funcionária que disse ter sido ofendida pelo jovem e três agentes teriam sido agredidos pelo mesmo rapaz. Ele chegou a ser detido, mas foi liberado.
Um vídeo gravado por um telespectador nesta quarta (4), e divulgado pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra que o servidor atinge a vítima pelo menos duas vezes. Segundo a Prefeitura, o equipamento não pertence à corporação. O caso será investigado pela Corregedoria da Guarda. [Veja a agressão no vídeo acima]

As imagens mostram quando o servidor de 38 anos retira o item do bolso da calça e, sem que haja aparente agressão ou reação do jovem de 18, desfere golpes contra o abdômen dele.
Apesar das queixas de outros usuários do terminal, o guarda segue atrás da vítima até que outros dois colegas de trabalho conseguem segurá-lo. Em seguida, a gravação é encerrada.

A assessoria do Executivo informou que o guarda municipal trabalha há oito anos na corporação e ele cumprirá somente atividades administrativas até a conclusão das investigações. O processo tem prazo inicial de 60 dias, mas pode ser prorrogrado por igual período.
Vídeo mostra guarda municipal de Monte Mor, SP aplicando choques em rapaz (Foto: Reprodução / EPTV)Vídeo mostra guarda municipal de Monte Mor
aplicando choques (Foto: Reprodução/EPTV)
Arma sumiu
Questionada sobre o equipamento, a administração municipal alegou que ele foi "extraviado" durante um tumulto generalizado que não foi demonstrado no vídeo e, por isso, não foi apreendido.
"Segundo informações do guarda, tratava-se de uma lanterna de uso pessoal do mesmo, que possuía o dispositivo de choque", informa nota da assessoria de imprensa.
Confusão
De acordo com a Prefeitura, a Guarda foi acionada por uma funcionária da empresa responsável pelo transporte coletivo no município. Além da ofensa que ela teria sofrido, a colaboradora informou que o rapaz estava causando tumulto no local junto com outros jovens.

A administração municipal informou que o rapaz foi detido por desacato e resistência. Além disso, a conduta dos outros guardas presentes no local também será apurada pela Corregedoria. "Ressalta-se que, segundo testemunhas, o jovem agrediu os três guardas presentes no local, inclusive um deles necessitando de atendimento médico", diz texto.

A Polícia Civil confirmou que a ocorrência foi registrada como desacato e resistência. A agressão do jovem aos guardas municipais, entretanto, não foi confirmada pela corporação até publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..