luiza2

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Guarda Civil de São Sebastião conta com novo modelo de atendimento

A Administração de São Sebastião, em breve, entregará para a Guarda Civil Municipal duas bases móveis e um microônibus para agilizar o andamento dos serviços da corporação.

As unidades efetuarão patrulhamento da Costa Norte à Costa Sul, aproximando os guardas civis da comunidade e oferecendo um atendimento mais confiável.

A equipe que estará à frente das unidades passará por cursos teóricos e práticos ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. De acordo com o sub-comandante, Edson Rosalvo, as bases comunitárias oferecerão mais um suporte à comunidade, já que os GCMs colherão informações relevantes para mapear a criminalidade e, consequentemente, desenvolver estratégias para inibir a violência.

“Com a base comunitária, a Guarda Civil Municipal estará nas escolas, em eventos de grandes portes, em bairros de grandes fluxos de movimentos; enfim, onde for preciso. Estará com equipamentos de comunicação e pronta para a coleta de informações importantes para elaboração de ações”, declara.

Nova filosofia

Além das novas viaturas, o sub-comandante revelou que a preocupação do prefeito Ernane Primazzi (PSC) é renovar o conceito de atendimento por parte da Guarda Civil. Para isso, a corporação passará por uma transformação em sua filosofia de atendimento.

“Estamos implantando uma nova filosofia de atuação. Queremos deixar a Guarda Civil nos moldes de uma Guarda Pacificadora e Comunitária, e para isso os GCMs se preparam com cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça”, revela.

Para o secretário de Segurança Urbana, Dias Filho, a iniciativa faz parte de um pacote de melhorias direcionado aos guardas civis. “Queremos aprimorar o atendimento à população”, explica ele, ao ressaltar o objetivo principal da Segur em oferecer maior segurança e tranquilidade aos munícipes. “É um dos principais objetivos da atual Administração. Portanto equipar e capacitar os guardas é prioridade no momento”, finaliza.

Além das duas bases, a GCM contará com um microônibus para transportar o efetivo para eventos de grande porte, cursos em outras cidades e atividades que exijam a presença da maioria da corporação.

O curso

O policiamento comunitário difere do tradicional com relação à forma como a comunidade é percebida e com relação às suas metas de expansão do policiamento.

Embora o controle e a prevenção do crime permaneçam sendo as prioridades centrais, as estratégias de policiamento comunitário utilizam uma ampla variedade de métodos para alcançar tais metas.

O curso tem por objetivo criar condições para que o aluno possa: identificar estratégias utilizadas na implantação da polícia comunitária; apontar estratégias de mobilização da comunidade por meio de ações que possibilitem a participação da comunidade; utilizar ferramentas da gestão da qualidade no processo de resolução de problemas e na melhoria dos processos realizados; aplicar técnicas de resolução de conflitos de forma pacífica.

Inicialmente, os primeiros guardas civis municipais que participarão dos cursos são os que estarão à frente das bases comunitárias, até que toda a corporação também seja contemplada. As inscrições encerram na próxima semana e, após este procedimento, os GCMs receberão mais dados sobre o início do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..