luiza2

sábado, 21 de janeiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE CUIABA ESTA ABANDONADA

Os servidores da Guarda Municipal de Cuiabá acusam o prefeito Chico Galindo (PTB) de ter abandonado a guarnição, que se encontra sem estrutura e regulamentação para trabalhar. “Estamos jogados, largados a traças, esquecidos pelo prefeito”, afirmam. Além disso, o descaso por parte da prefeitura, pode até fazer com que a Capital deixe de ser uma das cidades-sedes da Copa do mundo de 2014. Segundo o guarda Héliton Gomes, uma das exigências da Fifa é que todos os municípios, onde há guarda municipal, designem pelo menos 150 homens para fazer a segurança do local aonde acontecerão os jogos.

Héliton ressalta que todas as autoridades têm conhecimento desta determinação e, mesmo assim, Galindo não incluiu o cargo de guarda municipal no edital lançado pelo Palácio Alencastro na última terça (17). De acordo com ele, o último concurso com vaga para o posto de agente municipal foi realizado em 2007. Na época, o então gestor Wilson Santos (PSDB), com a criação da Guarda Municipal, transferiu os aprovados para atuar na instituição. Atualmente a Guarda possui 17 servidores.

Segundo Héliton, os servidores têm toda a capacitação necessária para atuar na área, pois participaram de treinamento e cursos juntamente com a Polícia Militar, porém não possuem regulamentação. Ele afirma que a coorporação já procurou Galindo por diversas vezes, mas ele nunca os atendeu. “Sempre que vamos na Prefeitura a secretária fala que o prefeito esta viajando. Até na Câmara já fomos, mas até agora nada”, afirma.

Além disso, apesar de ser vinculada com a secretaria pasta mais a situação, Heliton diz que há guardas com uniformes remendados e com cuturnos furados de tão velhos. Segundo ele, a última compra da vestimenta foi realizada em 2009.

Outra questão que tem causado indignação dos guardas municipais é a baixa remuneração. Atualmente, um servidor da Guarda Municipal do município ganha em torno de R$ 740 para trabalhar 30 horas semanais. Eles costumam atuar em áreas escolares, contudo, em período de férias os agentes fazem rondas regulares no centro da cidade.

Héliton acredita que se a situação continuar como esta, a coorporação deve acabar sendo extinta, pois dos cerca de 50 agentes que começaram na Guarda Municipal, perduram somente 17.

O ex-secretário de Trânsito e Transporte Urbano, vereador Edivá Alvez (PSD), reforça a afirmativa do agente e acredita que se não for tomada uma providência imediatamente a tendência é a extinção mesmo. “Eles estão pedindo demissão, no estado em que tá, está no fim mesmo”, enfatiza.

O parlamentar esteve à frente da pasta de Trânsito e Transporte por dois anos e meio, ainda durante o mandado do tucano Wilson, quando a Guarda Municipal era vincula a sua pasta. Segundo ele, havia projetos de melhoria salarial e também estrutural para a guarnição, mais não chegou a ser analisado, pois foi desvinculada da secretária. Ele ressalta que para sair desta situação, a Guarda Municipal deve ser organizada legalmente e também recomposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..