luiza2

quarta-feira, 21 de março de 2012

Diagnóstico avassalador da Guarda Municipal

Diagnóstico avassalador da Guarda Municipal

Transcrevo trecho de reportagem, publicada na edição de hoje do Jornal de Londrina, sobre os motivos que levaram a PM a romper o convênio com a Guarda Municipal de Londrina:

Polícia Militar rompeu o convênio de cooperação técnica com o Município para o curso de tiro porque considerou que os Guardas Municipais (GM) não têm condições de portar armas. A afirmação foi feita ontem pelo coronel Altivir Cieslak, comandante do 2º Comando Regional da PM, e corroborada pelo atual comandante do 5º Batalhão (BPM), tenente-coronel Samir Geha. Geha foi dos instrutores cedidos pela PM para o curso de formação da Guarda, em 2010.

Cieslak, que estava no comando do 5º BPM quando o convênio foi rompido, disse que a decisão foi tomada por conta da “não conclusão” do curso de formatura. “Como a Secretaria de Defesa Social tinha pressa em nomear os guardas, houve uma interrupção do curso para a formatura do efetivo. Com isso, algumas disciplinas ficaram pelo meio ou nem chegaram a ser dadas. Os alunos não foram sequer avaliados”, afirmou.

Especialista ensina técnicas de combate para a PMCerca de 60 policiais militares da Rotam e Choque de nove Batalhões da Polícia Militar da região participaram ontem de um curso de combate aproximado, ministrado pelo britânico Steve Costello, 70 anos, especialista que treina a Força Especial Britânica e de outros países da Europa. Os PMs aprenderam táticas de desarme, imobilização e condução, com técnicas desenvolvidas por Costello, misturando boxe, caratê, jiu-jitsu e Karatê Kempo. Segundo o tenente-coronel Fábio Luiz Rincoski, o mestre, que dá aulas gratuitas do tipo para PM em Curitiba desde 1996, veio à Londrina depois de um pedido do comandante geral da PM, Coronel Roberson Luiz Bondaruk, de quem é amigo pessoal. “Para nós, isso é muito importante porque é a primeira vez que um curso desse nível é disponibilizado para a região”, afirmou. Para o cabo Vanderlei Picorski, da 4ª.Cia Independente, o curso é uma oportunidade única. “Para mim, que pratico artes marciais há muito tempo, é interessante conhecer técnicas novas”, disse. Ele disse que ficou surpreso ao ver a tonfa (cassetete) sendo usada ao contrário pelo mestre, num exercício de desarmamento. “É totalmente inovador e muito eficiente”, apontou.

Cieslak disse que só ficou sabendo dos fatos – ele assumiu o comando do 5º BPM em 2011 e o curso foi ministrado no ano anterior – quando se reuniu com os instrutores para o planejamento do curso de tiro. “Os oficiais e praças nos avisaram o que havia acontecido e consideramos que não seria adequado que a PM se responsabilizasse por algo pode vir a dar problemas”, disse.

Segundo o coronel, o Município quer agora apenas a prática de tiro. “Como vamos oferecer curso de tiro sendo que outras disciplinas que seriam pré-requisitos para a prática não foram dadas?”, questionou. Para ele, aprender a atirar é fácil, qualquer pessoa pode fazê-lo, basta ir a um estande. “Mas isso não significa que vai poder portar arma em serviço. É totalmente diferente. Existe todo um cabedal de conhecimentos em relação às questões intelectuais, técnicas e até psicológicas para saber se o sujeito tem condições. E a Guarda, hoje, não tem”, afirmou.

O diagnóstico sobre o preparo da Guarda Municipal é avassalador – um caso de polícia! – e comprova que o (por enquanto) prefeito Homero Barbosa atropelou as etapas para que pudesse dispor de homens e mulheres com belas fardas, aptos a figurar em seus programas publicitários…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..