luiza2

sexta-feira, 23 de março de 2012

Formatura do Curso de Capacitação para Agentes de Prevenção à Violência

Será realizada hoje, a partir das 9 horas, a formatura dos cursos de Prevenção à Violência e Policiamento Comunitário, organizado pela Guarda Municipal (GM) em parceria com o Ministério da Justiça. O objetivo do curso realizado no final do ano passado é aproximar a comunidade da GM e vice-versa, além de formar profissionais aptos a enxergarem as diversas causas da violência, atuando intensamente na prevenção. A entrega dos certificados acontecerá no Salão Nobre, do Centro Universitário de Barra Mansa.

A solenidade de entrega de certificados será realizada no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, do Centro Universitário (UBM) e contará com a presença de representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e do governo municipal.

As aulas, que tiveram início no final do ano passado, foram realizadas no Campus do UBM em Barra Mansa. Durante a solenidade serão entregues 300 certificados, entre agentes de prevenção à violência, como líderes comunitários, profissionais de saúde, educação, entre outros, além de membros da guarda cidadã que incluem guardas municipais.

Segundo o gestor público de Segurança, Jéferson Mamede, o objetivo do curso é aproximar a comunidade da guarda municipal e vice-versa, além de formar profissionais aptos a enxergarem as diversas causas da violência, atuando intensamente na prevenção. Ele disse ainda que a idéia é formar

agentes de prevenção à violência. A iniciativa é do Plano Municipal de Prevenção à Violência, com recursos do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

QUESTÕES DE PREVENÇÃO

Mamede declarou que a iniciativa preparou os interessados para que desenvolvam habilidades para participar de um processo de discussão que acontecerá mensalmente em cada região do município. O objetivo desses encontros é tratar e discutir sobre questões de prevenção. Ele disse ainda que os agentes de prevenção à violência devem atuar no diagnóstico das condições sociais da comunidade para propor mudanças e melhorias ao poder público. Ele destacou também que nem sempre essas mudanças são de competência apenas dos órgãos governamentais. Mamede lembrou que ao identificar e entender as causas dos crimes que acontecem na comunidade, os líderes poderão agir no motivo desses problemas.

Vale ressaltar que na abertura do curso, no final do ano passado, um dos palestrantes foi o tenente coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), Roberto Vianna. Ele disse, na ocasião, que o curso é uma mediação de conflitos destacando a organização social como forma de combater a violência nos bairros. Ele deixou claro que na aula não foi focado o crime em si, mas a questão da melhoria de qualidade de vida nos bairros. “Essas pessoas se trancam dentro de casa e deixam de se relacionar. Com isso perde-se a capacidade de autorregular o comportamento da vizinhança. Quando a gente se afasta damos oportunidades para práticas de violências”, lembra o tenente coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..