luiza2

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

1 Guardas municipais denunciam falta de atendimento a idoso no Paraná


Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu
Comente agora
Guardas municipais de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, denunciaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Ministério Público (MP) por falta de atendimento a um idoso. O caso foi oficializado à promotoria na quinta-feira (12) depois de um aposentado, de 65 anos, aguardar socorro por cerca de quatro horas caído no quintal de casa.
O homem mora sozinho em um conjunto popular e passou mal na tarde de quarta-feira (11). Ele reclamava de fortes dores no estômago. Vizinhos telefonaram para os serviços de socorro, mas apenas um veículo da Guarda Municipal (GM) foi até o local. Como o carro não é adaptado para o transporte de doentes, os guardas reforçaram o pedido de atendimento ao Siate e ao Samu, mas nenhum compareceu. O idoso foi levado ao hospital em um carro usado por educadores sociais.
“A gente tem que fazer a denúncia porque o Samu tem que atender. É um caso de saúde pública envolvendo um idoso. Uma ambulância tinha que ter ido até o local. Falei ao promotor que foram ligadas várias vezes e o Samu se negou a atender”, comentou o guarda municipal Edwilson Lean, um dos que ajudaram a socorrer o aposentado. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o homem sofre de problemas renais e de alcoolismo.

Em nota, a secretária de Saúde, Letice de Lima informou que pela manhã médicos haviam examinado o aposentado e, como constataram que se tratava de um caso de assistência social e não clínico, decidiram não voltar para prestar o atendimento. Já a secretária de Assistência Social, Cláudia Pereira, garantiu que o homem vem sendo acompanhado e que pode ser levado a um abrigo para idosos, mas que até agora não conseguiram contato com nenhum familiar.
O caso deverá ser investigado pela Promotoria de Proteção à Saúde Pública de Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..