luiza2

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Guarda Municipal de Aracaju participa do Todos pela Paz


Todos pela Paz: essa foi a causa que levou a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para o auditório da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Tancredo Neves, onde cerca de 200 estudantes participaram da primeira intervenção do Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) em parceria com outros órgãos. No evento, coube à GMA a apresentação dos projetos que compõem o Programa Anjos Azuis, concebido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec): o Guarda Cidadã e o Anjos Azuis na Escola.
Na chegada, os estudantes foram acolhidos pela equipe do projeto Anjos Azuis da Escola quando os guardas municipais (GMs) expuseram como será o trabalho - apoiado pelo Sesi-SE -  que busca, através de ações preventivas de cunho socioeducativo, promover a cultura de paz. Vamos trabalhar junto com toda a equipe pedagógica nas escolas, envolvendo professores e alunos, tratando de temas transversais como religião, sexualidade, saúde, violência, Direitos Humanos, meio ambiente, entre outros. Haverá ainda uma atuação social, que irá além da escola, alcançando os pais e as demais pessoas da comunidade, detalhou o coordenador GM Dorival Nascimento.
Segundo o GM D. Nascimento, o Anjos Azuis na Escola vai ultrapassar os limites do ambiente escolar verificando a situação das famílias na comunidade e, ao detectar as necessidades, os membros do projeto acionarão as demais pastas da Prefeitura de Aracaju (PMA) para auxiliá-las. A medida que a gente for trabalhando nas escolas, visitaremos os CRAS de cada área para realizar este trabalho. Neste primeiro momento, atenderemos cinco escolas, porém a meta é alcançar todas as escolas da rede, adiantou.
Após as apresentações teatrais e de danças, entraram em cena os bonecos do projeto Guarda Cidadã. Alice, Jaiminho, Carlão, Guarda Bela e Guarda Josué vivenciaram uma história que mostrou as consequências do uso de drogas, mostrando para a criançada como combater essa prática. A turminha do Teatro de Bonecos trouxe para os estudantes noções de cidadania. Desta vez falando de um assunto que, infelizmente, é presente na sociedade. Por isso, mostramos que as crianças não devem aceitar nenhum tipo de droga, nem se relacionar com estranhos. Mostramos como os estudantes podem se defender destes problemas, disse a coordenadora do Guarda Cidadã GM Sabrina Smith.
Na ocasião, o diretor geral coronel Enilson Aragão destacou a função preventiva da GMA, através das ações a serem desenvolvidas pelos projetos junto aos público escolar. A aproximação da Guarda, através da interação, visa transmitir e fortalecer a cultura da paz, bem como combater o grande mal que assola a sociedade: as drogas. A GMA protege o cidadão, defendendo-a dos infratores que circulam na cidade inserindo as drogas. Agora a instituição estende os braços e atende os alunos para construir uma segurança mais cidadã, destacou o coronel.
De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidade da Semed, Lenalda Gomes dos Santos, a GMA é uma das instituições parceiras, que acionou a secretaria para pensar soluções que minimizem o índice de violência no ambiente escolar. A mensagem que a Guarda está trazendo, através de uma linguagem acessível, gera bastante interação com os estudantes e é esta aproximação que vai contribuir com o trabalho de combate a violência, pontuou.

Ascom GMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..