luiza2

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Guardas Municipais concluem instrução de Ações Táticas


Dois representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) concluíram o II Estágio de Nivelamento de Ações Táticas (Enat), promovido pela Superintendência de Polícia Civil de Sergipe, por intermédio da Acadepol. O curso aconteceu durante 15 dias, e consistiu em uma especialização que visa qualificar o profissional em operações para as áreas urbana, rural e aquática.
A instrução foi direcionada para agentes da polícia civil e demais forças de segurança. Para ingressar no curso o candidato precisou ser aprovado em duas avaliações: o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Aptidão Tática (TAT). O primeiro consistiu em provas físicas que envolveram corrida, natação, barra fixa e abdominal e o segundo em prova de tiro policial.
Participaram da experiência os guardas municipais (GMs) Edrei Haniel e Noberto Lima. Ao relatar a vivência no curso, o GM Haniel contou que recebeu instruções em vários ambientes, a exemplo da selva e da caatinga, onde aprenderam sobre patrulhamento e sobrevivência no local.
Os participantes receberam também instrução sobre técnicas de abordagens a veículos e  pessoas, de bombas e explosivos e sobre a utilização de armas longas e pistolas. Para o GM N. Lima, o treinamento foi fundamental. Foi uma experiência válida tanto profissionalmente como pessoalmente. Primeiro porque poderei aplicar os conhecimentos quando estiver trabalhando nas ruas e, do ponto de vista pessoal, aprendi a dar mais valor às pequenas coisas, afirmou.
Segundo N. Lima, a principal finalidade do curso foi preparar o grupo para agir em situações de emergência mediante desgaste físico e psicológico. Uma coisa que os instrutores fazem questão de desenvolver é o companheirismo. Esse curso de operações especiais enfatiza muito o trabalho em equipe e a homogeneidade do conjunto, tipo, eu e você temos que ser um só. Temos que pensar a mesma coisa, fazer a mesma coisa e nos ajudarmos sempre, enfatizou Haniel.
O coronel Enilson Aragão, diretor da GMA, se mostrou satisfeito com a aprovação dos dois GMs, devido ao nível elevado de exigência do curso: Em face do grau de exigência física e psicológica, a aprovação desses guardiões agrega bastante ao trabalho deles devido ao conhecimento que adquiriram. Quem tem a ganhar com isso é a sociedade aracajuana, afirmou.
Por Ascom/GMA
disponível com foto: 
http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=56898

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..