luiza2

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Aprovado projeto que cria a guarda Municipal em Joinville


Aprovado projeto que cria a guarda Municipal em Joinville Maiara Bersch/Agencia RBS
Votação ocorreu na tarde desta quinta-feiraFoto: Maiara Bersch / Agencia RBS
O projeto de lei complementar que cria a Guarda Municipal de Joinville foi aprovado nesta quinta-feira pela Câmara de Vereadores. Apenas o verador Adilson Mariano votou contra a proposta apresentada pela Prefeitura de Joinville. 
Promessa de campanha do prefeito Udo Döhler, a criação da Guarda Municipal deu seu primeiro passo em janeiro, quando o prefeito aprovou uma minirreforma, e se tornou uma das principais metas do governo na área de segurança. 

O próximo passo para a criação da guarda está nas mãos da Prefeitura, que deverá lançar o edital de concurso público. Só então se saberá ao certo o número de vagas, salários e data de início dos trabalhos do novo órgão.

Veja abaixo uma projeção de como deve ser a Guarda Municipal de Joinville




Exemplos que vêm de outras cidades de SC


Prevista pela Constituição, a ação das guardas municipais tem feito parte do cotidiano de algumas cidades.

Na Capital, o prefeito Cesar Souza Junior (PSD) inseriu em seu programa de governo a promessa de aumentar o efetivo e ampliar as funções da guarda, que atualmente desempenha, principalmente, o papel de vigilância patrimonial e de auxílio em 
demandas ligadas ao trânsito.

Em Balneário Camboriú, a Guarda Municipal conta com 85 funcionários concursados e, em dois anos de existência, chegou a localizar mais de 50 pessoas que tinham mandados de prisão em aberto, diz o comandante do grupo, Adelcio Bernardino. 

— Das mais de 10 mil ocorrências que já atendemos, 80% delas são policiais. Em situações de roubo e pequenos delitos, que eram comuns no Centro da cidade, a presença da guarda faz a diferença – argumenta o comandante.

Bernardino diz ainda que, inicialmente, houve dúvidas com relação à interferência da guarda no trabalho das polícias Civil e Militar. No entanto, o comandante garante que o trabalho é elogiado pelas corporações.

— É um trabalho de apoio, de parceria. Sabemos que a PM sofre por não ter efetivo suficiente para garantir a segurança do cidadão. E, com a guarda, desafogamos o trabalho das polícias — diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..