luiza2

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Guarda Municipal terá reforço no efetivo

A Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul ganhará reforço no efetivo ainda no primeiro semestre de 2014. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Administração e Comunicação Social realiza um estudo autorizado pelo prefeito Telmo Kirst para a contratação de 15 novos guardas. Após a análise do impacto orçamentário desenvolvida pela Secretaria Municipal da Fazenda, caberá à Administração e à Procuradoria do município elaborar um Projeto de Lei para criação de novos cargos.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com 60 integrantes que trabalham para garantir a segurança de mais de 100 próprios municipais, entre sedes das secretarias, praças, parques, centros ocupacionais, postos de saúde, escolas municipais e abrigos. Além de zelar pelo patrimônio públicos, os guardas também prestam serviço diretamente à comunidade, no atendimento de chamadas para prestação de socorro, remoção de animais, atividades de proteção ambiental, suporte à Defesa Civil, ao Conselho Tutelar, entre outros. Duas equipes – uma para atender a Zona Norte e a outra a Zona Sul – dividem-se nas rondas 24 horas, e um sistema de videomonitoramento amplia o raio das ações.

De acordo com o prefeito Telmo Kirst, “o reforço no efetivo representa uma redução de custos significativa no que diz respeito à vigilância, uma vez que o aumento do número de guardas reduzirá o serviço de vigilância terceirizado.” Já o secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, salienta que após uma qualificação junto à Academia de Polícia Civil, a corporação readquiriu o direito de portar armas de fogo, antes perdido com o Estatuto do Desarmamento. Para exercer a função, os guardas nomeados recebem capacitação específica, sendo os treinamentos e cursos preparatórios uma constante na rotina da equipe para ampliar os conhecimentos em relação à segurança e legislação.

O secretário municipal de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, manifestou que o Projeto de Lei será elaborado imediatamente e ficará apenas no aguardo do retorno da Câmara, que está em recesso, para a sua aprovação. Cumpridos os trâmites legais, Edemilson acredita que até o início de março os novos servidores estará à disposição da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte para a realização da capacitação exigida pela função.


fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..