luiza2

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ocorrências atendidas pela GM têm aumento de 40% Guarda Municipal atribui o percentual à implantação de novas políticas públicas


A Guarda Municipal de Nova Odessa fechou o balanço de ocorrências atendidas em 2013 e traçou um comparativo com o ano anterior. De acordo com os dados apresentados houve o aumento de 40,1% nas ocorrências.
Em 2012, foram registradas 1.233 ocorrências atendidas. No ano passado, foram 1.728. De acordo com o diretor comandante da Guarda Municipal. Robson Fontes Paulo, esse aumento não representa maior índice de criminalidade, mas a efetividade da implantação de políticas públicas voltadas à segurança.
“Criamos novos mecanismos capazes de garantir mais efetividade nas ações estratégicas realizadas em todo o município pela Guarda Municipal. Além da contratação de novos guardas que passaram por treinamentos de capacitação, tivemos a inauguração de uma nova sede em local privilegiado, o que contribuiu e muito para o desempenho dos trabalhos realizados no ano passado”, comentou o diretor.
O balanço apresenta dados de flagrantes e apreensões, abordagens suspeitas, pesquisa de veículos em situações suspeitas e a prisão de procurados pela Justiça Pública. O número de flagrantes e apreensões de adolescentes saltou de 28 para 70, correspondente a aumento de 150%.
A quantidade de pessoas abordadas e verificadas também cresceu de 554 para 1.309, um total de 136%. O número de veículos em comportamento suspeito monitorados pela GM também pulou de 386 casos, em 2012, para 920 no ano passado, aumento de 138%. Os dados apresentados apontam ainda o número de pessoas com mandado de prisão que foram localizados pela GM, sendo nove presos procurados pela Justiça Pública em 2013, e cinco em 2012.
Outra grande vantagem e conquista para a Guarda Municipal de Nova Odessa foi a autorização por parte da Secretaria Nacional de Segurança Pública para o acesso ao Infoseg (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização). O serviço permite o acesso a um banco de dados das secretarias de segurança pública de todos os estados e Distrito Federal.
“O Infoseg é uma ferramenta essencial para a segurança. Em 2013, a Prefeitura também disponibilizou novas viaturas, equipadas e melhor estruturadas para atender a população”, lembrou Paulo. Duas novas armas de grosso calibre e nove pistolas também foram adquiridas.
No ano passado, a Prefeitura de Nova Odessa realizou concurso público para novas contratações. Nessa semana, a Secretaria de Administração publicou no Diário Oficial do município o resultado do TAF (Teste de Aptidão Física) e a lista de convocados para o teste psicológico.
Entre as principais metas da atual administração para a Guarda Municipal, em 2014, está o aumento efetivo com a contratação de novos patrulheiros, a ampliação do ciclo de palestras realizados nas escolas da Rede Municipal pelo projeto Anjos da Escola - uma parceria com a Secretaria de Educação -, e o treinamento de aperfeiçoamento dos guardas municipais.
Nova Sede – Em dezembro, a Prefeitura de Nova Odessa inaugurou a nova sede da Guarda Municipal e da Diretoria de Segurança de Trânsito. Na ocasião, também foi inaugurado o sistema de videomonitoramento. (Leia mais sobre o assunto em http://goo.gl/VyYRc2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..