luiza2

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Em 5 anos, 70 pichadores multados em mogi das cruzes e CAMARA REIVINDICA MAIS INVESTIMENTOS PARA A GUARDA MUNICIPAL DEMONSTRANDO EFICIÊNCIA EM SUAS AÇÕES.

A decisão judicial que condena a Prefeitura de Mogi em decorrência de desmandos praticados por guardas municipais se deu na mesma semana em que a Câmara Municipal colocou em discussão a eficácia da atuação da Guarda Municipal na preservação do patrimônio e, principalmente, no combate aos pichadores, já que são muitos os imóveis da Cidade que exibem marcas de vandalismo. Os parlamentares solicitam, inclusive, uma reunião com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) para reivindicar a ampliação da fiscalização, em especial, no período noturno.
As críticas feitas durante a última sessão do Legislativo foram rebatidas com números pela Secretaria Municipal de Segurança, responsável pela Guarda Municipal.  De acordo com os dados divulgados, 70 multas foram aplicadas a pessoas que foram flagradas pichando locais na Cidade desde 2009. O último flagrante foi em janeiro, quando quatro pessoas foram multadas. Outros cinco jovens também foram flagrados colocando fogo em lixeiras e danificando plantas.
A multa para pichação e outros atos de vandalismo é de R$ 6.461,00 e os responsáveis ainda são passíveis ao processo criminal por dano.  No caso de o pichador/vândalo ser menor de idade, o responsável responde administrativamente e também arca com a multa.
Para o vereador Antonio Lino (PSD), que vai reivindicar a audiência com o prefeito Bertaiolli, a Guarda Municipal tem recebido investimentos importantes em treinamento, plano de carreira e salários, mas sua atuação tem deixado a desejar. “Tem o bônus, mas também tem o ônus, que é ir para a rua e mostrar trabalho. O que vemos hoje é a Cidade repleta de pichações e o ataque ao patrimônio”, critica.
Na nota enviada a O Diário, a Secretaria Municipal de Segurança informa que o trabalho de fiscalização a pichações e outros atos de vandalismo é realizado pela Guarda Municipal, com apoio das câmeras de monitoramento da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). São 284 câmeras, sendo 78 móveis e 206 fixas, em pontos estratégicos e que colaboram para a identificação dos infratores.
A Guarda Municipal  conta hoje com um efetivo de 190 pessoas e, segundo a resposta oficial, a corporação é responsável pela proteção do patrimônio público municipal, cuida do mobiliário urbano, videomonitoramento, central de emergências e presta serviços a outras secretarias na área de segurança.
No caso dos pichadores, a Secretaria de Segurança ressalta que a população também pode colaborar, denunciando os vândalos através do telefone 0800.770.1566, que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita. (Mara Flôres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..