luiza2

quinta-feira, 20 de março de 2014

Jovens são flagrados por câmeras ao pichar prédio público em Mogi


Carolina PaesDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Comente agora
Dois estudantes, um de 17 e outro de 19 anos, foram flagrados pela Guarda Municipal na madrugada desta quarta-feira (19) pichando um prédio público, em Mogi das Cruzes (SP). Os guardas foram comunicados pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) da Prefeitura. Câmeras registraram a ação dos jovens na Casa da Agricultura, no Centro (assista ao lado). Crime é considerado de menor potencial ofensivo e nenhum deles foi preso.
Na última sexta-feira (14), um outro jovem de 19 anos também foi detido por suspeita de pichar imóveis na cidade. O rapaz, que declarou à polícia ser ajudante de topógrafo, não ficou mais de três horas na delegacia até ser liberado.
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, segundo a Prefeitura, foram emitidas quatro multas referentes a pichações em Mogi das Cruzes. Além disso, neste ano, também foram emitidas cinco multas por depredação depatrimônio públicoCom o flagrante desta madrugada, o número sobe para seis. Cada multa aplicada aos infratores, de acordo com a legislação municipal, tem o valor de R$ 6.461 mil. Durante o ano passado, foram 20 pessoas multadas por flagrantes de pichações em Mogi das Cruzes, conforme dados da administração municipal.
Flagrante
Pelas imagens das câmeras de monitoramento cedidas pela Prefeitura é possível ver o momento em que os jovens chegam à Praça da Bíblia, no Centro, pulam uma grade próximo ao córrego e começam a pichar a parede lateral e externa da Casa da Agricultura. Depois de cometer o vandalismo, a dupla vai embora, mas é surpreendida por uma viatura da Guarda Municipal. Um dos infratores foge, enquanto o outro acaba sendo detido.
Na delegacia, os guardas municipais informaram que após serem avisados da ação pela central demonitoramento foram ao local, onde conseguiram deter nas redondezas o adolescente de 17 anos. Com ele, foi encontrada uma bolsa com uma lata de tinta e um rolo de pintura. O menor, segundo o relato dos guardas, teria ainda confessado o delito.
Minutos depois, a viatura da Guarda Municipal localizou na Praça Antônio Ferri, no Alto do Ipiranga, o outro jovem, de 19 anos, que estava com uma lata de spray de tinta. Pelas imagens é possível ver o momento em que o jovem sobe a rua correndo e em seguida é abordado pelos guardas municipais. Ele também confessou a pichação.

Na delegacia os dois rapazes detidos reafirmaram que estavam pichando o prédio público. Porém, não souberam informar o motivo. A perícia foi solicitada ao local. Os dois foram liberados. O menor deve ser apresentado à Vara da Infância e Juventude para adoção das medidas cabíveis. A conduta dos jovens será investigada pela Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes.
Crime
A pichação se enquandra no delito de dano e a pena varia de um a seis meses de detenção ou multa. É um crime de menor potencial ofensivo, por isso o procedimento é encaminhado ao Juizado de Pequenas Causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..