luiza2

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Guardas municipais recebem certificação do I Nivelamento Tático


Os concludentes do I Nivelamento Tático Operacional (NTO), promovido pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) receberam nesta segunda, 9, o certificado de conclusão do curso. A entrega foi realizada na sede da instituição, momento em que foi apresentado o novo fardamento dos integrantes do Grupo Tático Operacional (GTO), seguimento especializado da GMA criado para atuar em ocorrências de alta complexidade na capital.
Com o intuito de enfatizar a importância do nivelamento, bem como o significado de formação de um grupo especializado, o diretor geral coronel Enilson Aragão, em nome da secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania Georlize Teles, destacou que a certificação é a materialização do curso, através do qual, cada participante pôde agregar conhecimento e informações essenciais para o desempenho dentro do GTO da GMA.
Integrar um grupo de operações táticas de qualquer força de segurança pública tem que ser motivo de honra, de orgulho, especialmente de profissionalização. A capacidade técnica é que vai nos refletir diante da sociedade, principalmente no agir dentro da legalidade. Ostentar um uniforme diferenciado, uma viatura de cor diferente não nos faz mais importante ou menos importante do que qualquer seguimento da Guarda de Aracaju. A intervenção dentro dos princípios constitucionais, dentro da razoabilidade, e a capacitação devem estar embutidas no propósito de agir em defesa dos cidadãos aracajuanos, em parceria com as demais forças, para que a GMA possa refletir ações positivas para a comunidade, destacou o coronel.
Todos os concludentes receberam a bênção do padre Eriston e, em seguida, acompanharam o descerramento da placa do I NTO. O objetivo do curso foi qualificar o pessoal em Operações Táticas de alta complexidade. Foram ministradas 16 disciplinas e os alunos receberam instruções teóricas e práticas que abrangem Técnicas de defesa pessoal, Ordenamento jurídico das Guardas Municipais, Atendimento pré-hospitalar, Técnicas de abordagem, Armamento, munições e tiro, Gerenciamento de crises, Controle de distúrbio civil, entre outras.
Para mim, o NTO foi uma oportunidade de aprimorar a técnica e a instrumentalização do meu serviço na minha instituição. Foi bastante honroso ter participado do curso, porque pude aproveitar de cada instrução que foi passada, declarou o GM Mateus Oliveira que, além de concludente, faz parte do GTO e  revelou que vai empreender o máximo esforço para desenvolver as atividades: vou ter a oportunidade de exercer na prática aquilo que aprendi no curso, concluiu.
 Vinte integrantes da GMA, além de representantes das guardas de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Salvador - BA, Mossoró (RN) e Recife (PE) concluíram o curso. A nossa preocupação foi trazer os melhores instrutores do estado para capacitação. Buscamos fomentar nos instruídos a união do grupo, além da capacitação técnica, plantando os sentimentos de amizade, de irmandade, com o intuito de evitar que, em serviço, o grupamento não se disperse, detalhou o coordenador do NTO, GM Emerson Figueredo. Para ele, a certificação destra primeira turma é um marco para história da GMA.
Sobre o novo fardamento, o coordenador do GTO - GM Tiago Correia - disse que a proposta é a padronização. Outras guardas municipais, que contam com um grupamento como o GTO, possuem um uniforme semelhante, logo procuramos adotar um padrão nacional, disse. Ele acrescentou que o novo fardamento era o passo seguinte a ser dado após o curso. Além disso, destacou que a atuação do GTO está sendo extremamente eficaz.

Ascom GMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..