luiza2

terça-feira, 10 de junho de 2014

Guardas protestam por adicional de 30% de periculosidade em Piracicaba


Do G1 Piracicaba e Região
Guardas terminaram manifestação na frente da Câmara em Piracicaba (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)Guardas terminaram manifestação na frente da Câmara em Piracicaba (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)
Pelo menos 230 guardas municipais participaram de uma manifestação pelas ruas centrais dePiracicaba (SP), que terminou na Câmara. O ato aconteceu na noite desta segunda-feira (10). Os GMs pedem o pagamento de 30% de periculosidade por conta dos riscos inerentes à profissão. O presidente da associação dos guardas Marcos César de Jesus Ramos falou no plenário do Legislativo para expor as reivindicações.
Guardas caminharam pelas ruas na área central em Piracicaba (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)Guardas caminharam pelas ruas na área central
em Piracicaba (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)
A passeata se concentrou em frente ao Mercado Municipal e partiu às 18h30 rumo a Câmara. “Nosso intuito não foi atrapalhar o trânsito ou provocar qualquer tipo de transtorno, tanto que decidimos fazer a manifestação neste horário. O que estamos reivindicando desde 2012 é o pagamento referente ao adicional de periculosidade, que a Prefeitura não reconhece.”
Os guardas recebem um valor denominado Regime Especial de Trabalho (RET), mas não é referente a periculosidade. De acordo com Ramos, o valor recebido é referente ao horário trabalhado, já que precisam estar de prontidão o tempo todo.
No plenário da Câmara, Ramos falou do valor da periculosidade e da aposentadoria especial, após 25 anos de contribuição, além de ticket refeição. “Precisamos ter nossos direitos revistos. Estamos reivindicando há anos. Os direitos foram adquiridos, mas não foram colocados em prática.”
Benefício maior
Em março deste ano, o chefe da Guarda, Silas Romualdo, afirmou que, pelo estatuto da corporação, os GMs recebem gratificação superior aos 30% da lei federal. "Mandamos a lei para o jurídico da Prefeitura e recebemos um parecer de que atualmente nós pagamos 40% de gratificação de periculosidade. Então vamos diminuir o salário deles?", afirmou o comandante em resposta a uma denúncia do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) sobre a falta do pagamento por periculosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..