luiza2

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Videomonitoramento das escolas e Cmeis de Aparecida: administração de Maguito Vilela inova mais uma vez




Uma nova política de segurança pública, mesmo não sendo de competência da esfera municipal, vem sendo pensada pela administração de Aparecida de Goiânia desde a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em 2011. Por meio dessa estrutura, que propõe a cooperação entre as polícias Civil, Militar e demais organismos responsáveis pela segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), Polícia Rodoviária Federal e órgãos municipais de fiscalização como a Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Regulação Urbana, várias ações positivas vem sendo implementadas. A mais recente é a instalação de 876 câmeras de videomonitoramento nas 73 unidades escolares da rede municipal de ensino em parceria com a Secretaria da Educação e Guarda Civil Municipal de Aparecida, que foi inaugurada oficialmente pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) quarta-feira. Um investimento total de mais de R$ 2,3 milhões.
Os equipamentos farão a vigilância em tempo integral das escolas e Cmeis, proporcionando maior segurança aos nossos professores, servidores e aos 35 mil alunos atendidos pelo município. Assim como as demais câmaras já instaladas em regiões estratégicas da cidade – 50 instaladas em 2012 e outras 50 em fase de implantação – os equipamentos das escolas serão operados pelos profissionais da Central de Videomonitoramento, que são os guardas civis municipais.
Cada prédio da Educação recebeu entre oito e 16 câmeras, de acordo com o seu tamanho. Elas foram instaladas em áreas de convivência, salas da administração, entrada e saída das unidades. A qualquer movimentação estranha, os profissionais da Guarda Civil Municipal acionarão a equipe tática mais próxima à unidade para que sejam tomadas as providências cabíveis. 
Todas essas providências demonstram o tamanho da preocupação da administração do prefeito Maguito Vilela com a segurança da comunidade escolar e a preservação do patrimônio público, que já sofreu com diversas ações criminosas e de vandalismo. Elas demonstram que não nos omitimos diante desses problemas e que buscamos soluções concretas, mesmo não cabendo ao município a responsabilidade de garantir a segurança pública, uma atribuição legalmente destinada ao Estado.
No entanto, sabe a administração municipal que não pode deixar sua população à mercê do crime. E nesse contexto, criamos esses e demais mecanismos capazes de contribuir de forma eficiente com a segurança de nossa população. A instalação das câmeras foi um dos primeiros passos, após a criação do GGIM, pelo prefeito Maguito Vilela. Inicialmente adquirimos 50 equipamentos, que hoje monitoram cinco regiões estratégicas da cidade. Regiões onde os índices de furtos e roubos, tráfico e outros delitos eram grandes.
Logo de cara, a medida proporcionou uma redução de 30% da criminalidade nesses pontos. Em 2013, iniciamos o projeto para instalação de mais 50 câmeras, que também serão custeadas pelo Ministério da Justiça, que já reconheceu os resultados do trabalho do GGIM em Aparecida.
Além da instalação das câmeras por meio do GGIM, Aparecida tem condições hoje de planejar ações integradas de segurança – buscando sempre a cooperação das polícias Civil e Militar – e de se aproximar da comunidade, que também tem representação no gabinete. Essa aproximação nos permitiu a realização de outra ação, a partir do que a comunidade ansiava: a criação de bases comunitárias da Guarda Municipal. 
As bases são continuidades do batalhão central da Guarda Civil Municipal de Aparecida e tem o papel de descentralizar a atuação da Guarda, trazendo os agentes pra perto da população, delimitando melhor as áreas públicas a serem monitoradas por cada equipe, e criando mais uma base de apoio para as polícias.
Ao todo, a Secretaria de Defesa Social e Guarda Civil Municipal, comandada pelo colega sargento Cachoeira, criou, em 2013, cinco bases comunitárias: a primeira Regional, no Bairro Estrela do Sul, com extensão (ou sub-regional) na Vila Brasília; a segunda Regional, também na Vila Brasília; a terceira Regional, inicialmente instalada no Expansul e transferida posteriormente para o Setor Santa Luzia, que também teve o comando repassado à Polícia Militar de Goiás pela Prefeitura de Aparecida; a quarta Regional, no Setor Alto Paraíso; e a quinta Regional, instalada no Parque das Nações. Hoje oferecem maior tranquilidade aos moradores e comerciantes de cada região em que estão inseridas porque facilitou a operação logística da Guarda Civil.
O próximo passo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, e de toda a prefeitura, que integra esse grupo, será a instalação de câmeras de videomonitoramento também nas unidades de saúde de Aparecida. Sabemos que a segurança de nossa população e de seu patrimônio público não é possível apenas com a força de trabalho de nossos guardas municipais – que após o concurso público realizado pela prefeitura totalizam 500 agentes.
Precisamos continuar investindo em instrumentos de trabalho eficientes, maquinário, veículos, instrumentos de comunicação e monitoramento, que possibilitem uma atuação rápida e eficiente desses profissionais. Estamos fazendo isso gradativamente. Criando condições de trabalho aos trabalhadores que fazem essa administração funcionar e atendendo aos anseios da população, que nos cobra o que lhe é de direito. A segurança é um desses direitos que assumimos parcialmente, em cooperação com o governo estadual, em favor da qualidade de vida que a nossa população merece.
(Coronel Raul Coutinho Neto, secretário municipal de Licitação e Compras, secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal/GGIM – Aparecida de Goiânia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..