luiza2

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Guarda Civil Metropolitana intensifica atividades de proteção ambiental Comandados pela nova Superintendência Ambiental e equipados com 30 novas viaturas, guardas ambientais irão agilizar ações de prevenção e combate a crimes contra o ambiente




A Guarda Civil Metropolitana irá intensificar e tornar mais ágeis suas ações de proteção ambiental. A nova Superintendência Ambiental, lançada pelo prefeito Fernando Haddad nesta quarta-feira (10), irá coordenar a atuação dos guardas na prevenção e combate a crimes contra o ambiente, articulada com as secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras. Os trabalhos também serão agilizados com a chegada de 30 novas viaturas, equipadas para o policiamento ambiental.

“Estamos estruturando uma força-tarefa para que os subprefeitos possam acionar e os guardas tenham os meios necessários para uma ação efetiva antes que se consume o dano ambiental. Porque depois de consumado o crime ambiental, é muito difícil reparar o dano à natureza”, afirmou Haddad. Entre as ações de proteção do ambiente, Haddad mencionou também o desenvolvimento do Pólo de Ecoturismo de Parelheiros.

A Guarda Ambiental tem um efetivo de 239 guardas e atua em parques e áreas de proteção de ambiental da capital. Esse efetivo passará a ficar diretamente subordinado à nova superintendência. Inicialmente serão três sedes: Anhanguera Cantareira, Capivari-Monos e Carmo-Tietê.

Antes da criação da superintendência, estes guardas eram alocados nas inspetorias de 18 subprefeituras das regiões norte, sul e leste. “Nós detectamos que nós precisávamos melhorar o tempo de resposta nas nossas ações. Isso porque nas questões ambientais algumas horas podem significar muito no sucesso ou no fracasso das nossas operações”, disse o secretário Roberto Porto (Segurança Urbana).

As 30 novas viaturas são caminhonetes com tração nas quatro rodas, especialmente equipadas e adesivadas para atuação da Guarda Ambiental. Segundo Gilson Menezes, comandante geral da GCM, 10 veículos atenderão a zona leste, oito atuarão na noroeste e 12 protegerão a região sul. O investimento nas viaturas é de R$ 5,7 milhões, em três anos.

Uma das caminhonetes será especialmente preparada para o resgate de animais silvestres e ficará disponível no Parque do Ibirapuera, na Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre, para atender este tipo de ocorrência. Denúncias e chamados poderão ser feitos através da central de atendimento 153 da GCM.

De acordo com ocoordenador do Programa de Proteção Ambiental, inspetor Roberto Crisóstomo, as operações mais comuns da Guarda Ambiental envolvem invasão de áreas de proteção, ocupação de áreas de risco e proteção de animais silvestres. “Estes guardas têm muita experiência na mediação de conflitos, oferecem orientações e têm formação especial. Pelo policiamento comunitário, o guarda tem conhecimento da área e pode também fazer um trabalho preventivo. Temos também equipamentos específicos, como o cambão (equipamento usado para reboque de veículos) e caixas para transporte de animais, além de trabalharmos em parceria com biólogos e veterinários”, explica o inspetor.

As operações da nova superintendência serão articuladas a outras áreas da Prefeitura por meio de uma Operação Integrada de Defesa Ambiental. “Foi criado um programa que integra três secretarias: a de Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente e Coordenação as Subprefeituras, porque estas secretarias têm a tarefa de chegar às áreas que precisam ser protegidas”, explicou a vice-prefeita Nádia Campeão. Também participaram do lançamento do programa os secretários Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Wanderley do Nascimento (Verde e Meio Ambiente), Nunzio Briguglio (Comunicação) e Chico Macena (Governo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..