luiza2

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

MINAS: Comandante é exonerado após ‘limitar’ atuação da Guarda Municipal




Depois que as guardas municipais do Brasil conquistaram o chamado “poder de polícia”, através da lei 13.022/2014, alguns municípios estão enfrentando dificuldades para se adequar ao texto aprovado.
Na cidade de Poços de Caldas (MG), o comandante da Guarda foi exonerado após tentar ‘limitar’ a atuação da tropa azul marinho. A informação é do sindicalista Naval, representante dos GMs.
Segundo ele, o ex-comandante teria impedido a Guarda de fazer rondas nas ruas e abordar suspeitos, ações que eram desempenhadas pelo órgão. A única atividade que estava sendo executada pelos GMs nos últimos dias era fazer a segurança dos prédios públicos.
A própria população da cidade teria questionado por que a GM não atuava mais como antes, e o comandante acabou deixando o cargo.
NOVA POLÍCIA
Essas novas atribuições da GM “se confundem” com as responsabilidades atribuídas à Polícia Militar, que consiste, no geral, no policiamento ostensivo nas ruas. Em muitas capitais, a Guarda Municipal já atua com motos, canil e até cavalaria.
VELHO ‘QRM’
Diante dessa intercessão de espaços, é natural que setores da Polícia Militar apresentem certa resistência em absorver o novo cenário, como vem ocorrendo em alguns estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..