luiza2

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Guardas municipais fazem teatro educativo e divertem crianças e adultos


da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Quem pensa que a seriedade de questões como meio ambiente, uso de cerol em pipas, preconceito e combate à dengue, por exemplo, só podem ser discutidas de forma séria precisa assistir à peça "Cada Cidadão tem a sua Obrigação", totalmente dirigida e protagonizada por guardas civis municipais (GCMs).  O espetáculo, que aborda temas educativos e tem como público-alvo os alunos da rede pública municipal, fez gente grande dar boas risadas na noite desta quinta-feira (24), durante uma apresentação especial a autoridades e familiares, no auditório do Sest/Senat. Mesmo local onde, desde o início de outubro, 2.700 estudantes da Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber, se divertiram com personagens hilários representando as relações de crianças e adultos numa comunidade.
"Cada Cidadão" marca a volta do grupo teatral da GCM, após um período de cinco anos sem apresentação. E o melhor desse retorno é que as questões abordadas pelos 'artistas' têm uma importante função socioeducativa, dentro do Programa de Governo Patrulha Escolar Comunitária. "Isso é resultado da fé e do amor que esses guardas têm, do orgulho que cada um ostenta em vestir essa farda", comentou emocionado o comandante geral da corporação, Benedito Zanin.
Todos voluntários, são nove os integrantes do grupo – Gláucia Aparecida de Barros; Lice Maria da Silva; Simone Liuti Rosa; Gerson Carlino Junior; Sérgio Roberto Dias; Fabiano Pedroso Proença; Luiz Augusto Cortez Devai; Álvaro José Castanho Borges e Eden Gomes, responsável pela sonoplastia e narração das histórias. De modo geral, cada um vive mais de dois personagens e incorporam alguns conhecidos do público, como Chaves, Kiko e Chiquinha, além da dupla de palhaços Patati e Patatá. O resultado, para Gerson, é que o riso das crianças se torna uma recompensa dobrada diante da satisfação que a atuação nas ruas também traz.
Surpreso com o resultado da apresentação, o secretário de Governo e Segurança Comunitária (SEG), João Leandro da Costa Filho, que também representou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, disse que o trabalho dos guardas artistas deve ser incentivado e apoiado, de modo a que muito mais crianças e jovens possam ter acesso. Para João Leandro, é importante que as questões discutidas no texto da escritora Iracy de Oliveira Camargo cheguem a outros públicos. "Vamos trabalhar no sentido de possibilitar que a nossa GCM vá a outras cidades, falar sobre a importância da participação do cidadão nas coisas que dizem respeito ao dia a dia da população", comentou.
Quem estiver interessado em levar o grupo de teatro da Guarda Municipal para uma apresentação em escola ou empresa, poderá obter informações com o GCM Mariano, por meio do telefone 3212.9400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..