luiza2

sábado, 30 de novembro de 2013

Hora extra da GM é aposta para Natal seguro


Pedro Bigardi ainda anunciou parceria com as forças policiais municipais para este dezembroKAROL RABELLO
karolr@bomdiajundiai.com.br
Os guardas municipais vão poder fazer horas extrasagora em dezembro, segundo o comandante da GM, José Roberto Ferraz. O objetivo é garantir mais segurança à noite durante a Operação Natal no comércio de rua de toda a cidade.
 
Essa é a primeira ação realizada pelo GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) e visa a realização de rondas ostensivas na região central e nos centros comerciais pelas forças policiais da cidade.

Ao lado  do secretário Paulo Galvão, de Finanças, Ferraz afirmou que aumentará o efetivo da GM nas ruas: “Apesar de ser uma prática que não somos a favor, que é a utilização de horas extras, nesse caso a medida se faz necessária e não deverá mexer tantos nas contas do município”, garantiu Galvão.

Além dos guardas, funcionários da Fiscalização do Comércio também farão horas extras. Tudo isso porque, no centro da cidade será montado uma base de atuação para apoio à Operação Natal, que deverá funcionar até as 22h de segunda a sexta-feira, como o comércio. 

“Ao longo do mês, 100 mil panfletos com dicas de segurança serão distribuídos à população em centros comerciais com grande fluxo de pessoas. O local servirá para que as forças policiais e as secretarias possam atuar imediatamente diante de qualquer circunstância”, garantiu o prefeito Pedro Bigardi, também presente.

Segundo o major do 11º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Rogério Pedroso de Moraes, a PM irá trabalhar com os indicadores de ocorrências que mais estão sendo apresentados nesse ano, além de tentar evitar que os indicadores do ano passado sejam repetidos. “Nossa maior preocupação é com roubos e furtos ao patrimônio, principalmente a carros. Em 2012 trabalhávamos com a questão de roubos de bolsas e carteiras”, disse.

TEM QUE MELHORAR/ Para quem trabalha no Centro, a sensação de insegurança ainda é grande, apesar da instalação das câmeras de monitoramento. “Depois que escurece sempre temos que lidar com o  perigo de assaltos, mas o pior são os moradores de rua e usuários de drogas, que diariamente entram na loja pedindo dinheiro. Muitas vezes eles xingam, mas nunca fui agredido”, contou Jeferson Lioncourt, funcionário de loja na rua  Siqueira de Morares. 

Para a secretária Carmem Lucia Ferrari, a situação está fora de controle. “Fui assaltada e agora só uso o cartão para fazer compras. É preciso que a ronda seja feita pela polícia todos os dias do ano, não só no período de Natal. Está difícil sair de casa sem se sentir com medo”, contou a moradora da Vila Rio Branco.

Problemas sociais também serão combatidos no Centro
Na região central é comum que flanelinhas e moradores de rua incomodem e gerem insegurança na população. Por isso, o secretário da Casa Civil, Zeca Pires,  garantiu que há um programa de combate a esses acontecimentos. “A prostituição também é outro problema social que vamos combater”, contou. 
Ele acredita que, com as câmeras de monitoramento, as pessoas se sentirão coibidas em parar nas ruas, fazendo com que se diminua drasticamente a atividade na região. “Vale lembrar que intensificaremos a atuação nas regiões comerciais, porém todo o município continuará sendo beneficiado com o trabalho das polícias 24h”, ressaltou Zeca  durante a reunião.

Apesar da boa notícia, o delegado Ricardo Pituba, representante da Delegacia Seccional, garantiu que pouco pode-se fazer, já que não é crime trafegar em vias públicas e que esses problemas estão longe de terminar. “O problema é social e pouco podemos fazer em relação ao assunto, mas tudo o que estiver ao nosso alcance será realizado”, falou o delegado.

A Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) não enviou nenhum represente para a reunião.

MAIS

Efetivo maior
Hoje a Guarda Municipal de Jundiaí conta com 300 GMs. Segundo Bigardi, para atender a demanda da cidade, mais 200 deverão ser contratados. Este ano foi aberto concurso para a contratação dos novos guardas que já estão na fase do exame psicológico, mas só devem entrar em atividade no início do ano que vem.

75 novos GMs devem ser contratados até junho de 2014

Ronda Escolar ajudará no patrulhamento
Por conta das férias escolares, a Guarda Municipal colocará os guardas que atuam na Ronda Escolar para esta ação. O monitoramento por câmeras realizado pela GM será aliado das polícias durante a ação. Hoje, a região Central, parte da Ponte São João, Vila Arens, Hortolândia e Anhangabaú contam com o apoio da tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..