luiza2

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Guarda Municipal de JP investe R$ 20 milhões, contrata novos agentes e compra 100 câmeras de monitoramento


29/08/2014 | 11h59min

Em seus 24 anos de existência, a Guarda Municipal de João Pessoa comemorou uma mudança de paradigmas. Antes focada, como todas as guardas municipais, na proteção do patrimônio público, a Guarda, agora, é outra, e tem um perfil mais engajado em uma causa que muito preocupa a população paraibana: a prevenção da violência.
Para conseguir mudar este perfil a Prefeitura de João Pessoa investiu R$ 20 milhões na instituição. Contratação de 300 novos guardas, aquisição de equipamentos e, principalmente, capacitação, são os focos desta nova gestão.
"Preparamos os 500 guardas que já trabalhavam conosco e demos um curso de formação de seis meses para os novos agentes. O curso foi promovido na Acadepol, com os melhores instrutores do Brasil", explicou o secretário de Segurança de João Pessoa, Geraldo Amorim.
Câmeras e centro de monitoramento - Para consolidar esta mudança de perfil da Guarda Municipal, os investimentos se estenderam não apenas para o treinamento dos agentes, mas, também para a aquisição de equipamentos. Entre estes equipamentos, câmeras de monitoramento são os que mais se destacam.
Atualmente a Guarda conta com 35 câmeras espalhadas pela cidade, e tem mais 20 sendo instaladas no Centro de João Pessoa para combater o uso de crack na região. Outras 80 estão sendo licitadas para serem instaladas na Zona Sul.
"Estamos preparando um centro de vídeo-monitoramento para controlarmos as câmeras, com uma base móvel. Este centro tem interação com todas as secretarias da cidade, e temos uma parceria firme com as polícias Civil e Militar", explicou o secretário.
Parceria com as polícias - A parceria com as polícias é fruto desta nova mentalidade: guardas civis atuando como agentes promotores da cidadania. "Além de cuidar do patrimônio público, os agentes passam a promover a prevenção de crimes. A repressão não vinha dando conta da situação que enfrentamos na Paraíba", destacou.

A troca de informações já está rendendo frutos especialmente nos grandes eventos em João Pessoa, como carnaval, São João, Romaria da Penha. "A guarda chega antes, prevenindo e, depois, a PM vem com seu contingente para prosseguir o trabalho".
Os primeiros resultados começam a surgir. De acordo com Amorim, a própria PM vem verificando a queda no número de ocorrências nos locais onde a guarda tem atuado. "Nas dez principais praças de João Pessoa nós estamos atuando de forma mais ostensiva, com os guardas interagindo com a população e promovendo a prevenção", disse.
Guarda nas escolas e guarda mirim - Para selar de vez este novo perfil da Guarda Municipal, os agentes atuam junto a crianças das 20 escolas consideradas mais violentas em João Pessoa.
Entre os projetos apresentados nas escolas está o "Guarda Mirim". Segundo Amorim, o projeto consiste em uma interação mais próxima entre os agentes e as crianças.
"Durante seis meses os agentes interagem com as crianças ensinando sobre disciplina, valores humanos. Eles recebem até uniformes iguais aos da guarda, é um projeto muito bom", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..