luiza2

sábado, 30 de agosto de 2014

Guarda Municipal promove 1ª turma de Supervisores de carreira



Na noite da última quinta-feira, 28, foi promovida, no Tribunal de Contas do Estado, a formatura da primeira turma de Supervisores da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) – GM 4, composta por 74 GMs que ingressaram na instituição no primeiro concurso promovido em 2004. O grupo passa a ocupar agora uma das classes da carreira encarregadas pelo planejamento e execuções de ações operacionais. Aos novos GMs4, caberá também a orientação e a coordenação das diversas equipes de trabalho.
Georlize Teles, secretaria municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), órgão ao qual a GMA está vinculado, destacou a importância dos formandos em assumir não somente o cargo de supervisão, mas também as responsabilidades decorrentes da nova função. “O poder pelo poder de nada serve e só tem sentido quando se constrói e atende-se a um propósito. Melhor do que ser Supervisor é corresponder às demandas provenientes do cargo e cada um que se forma, neste momento, tem o dever de cumprir esta missão. Sejam orgulho para seus filhos, para familiares, para o povo e, mais que isso, tenham orgulho de vocês mesmos, de serem parte da Guarda Municipal. Nós, os gestores, somos gratos e o reconhecimento social da instituição não é mérito nosso, mas sim do trabalho de todos os guardas aqui presentes”, discursou.
O diretor-geral da GMA, coronel Enilson Aragão, destacou a importância da instituição que atua pautada na cidadania e na garantia dos direitos humanos, buscando fomentar uma cultura de paz. “Todos os guardas municipais devem pensar, fazer e construir uma Guarda Municipal cidadã e de visão prospectiva. Se cada um assumir o compromisso, através de um pensamento e de uma ação que envolvam um fazer compartilhado e democrático, vamos contribuir para a organização de uma sociedade mais ética, cidadã e centrada no respeito à dignidade humana. Desta forma, espero que os formandos estejam conscientes de que esta ascensão acarreta no aumento das responsabilidades, cientes de um compromisso ainda maior com a sociedade, pautado na legalidade e servindo de modelo e exemplo aos demais guardas da instituição”, frisou.
O GM 4 Maicon Reis Silva expôs que esta promoção representa, para ele, o amadurecimento institucional e pessoal. “Essa formatura significa o marco desta nova fase da Guarda Municipal, conduzida por esta nova gestão. Espero que, daqui por diante, a Guarda Municipal tenha cada vez mais importância no cenário municipal”, vislumbrou. Ele, que assume o cargo de supervisor, não esconde o desafio da nova função. “Sempre que há o acúmulo de funções, há o acúmulo de competências, ou seja, há mais trabalho a fazer e há mais responsabilidade a se ter”, destacou.
Turma Alexandre Belano
Como homenagem póstuma, os formandos batizaram a turma com o nome do GM Alexandre Belano, que faleceu em 2013 num acidente de trânsito. O guarda era um integrante querido na turma e seria um dos promovidos na noite. O GM 4 Leonardo dedicou palavras de carinho e admiração ao colega, que esteve representado pela família. “Hoje acontece a solenidade de promoção para supervisores da nossa querida Guarda Municipal. Gostaríamos de estar ao lado e abraçar o nosso grande amigo Alexandre Belano, um rapaz inteligente, íntegro e fiel aos seus amigos e a suas cores azul-marinho, cheio de ideias e de sonhos. O GM Belano fazia parte do seleto grupo de GMs que, mesmo recebendo um salário mínimo, lutou pelos direitos a serem conquistados na nossa instituição. Nunca teve vergonha de dizer que era guarda municipal, pois sabia o que representava a Guarda para segurança pública. Belano foi um guerreiro enviado por Deus para que pudéssemos abrir os olhos e percebêssemos que nós não somos nada e que temos que amar pura e simplesmente e nos aceitarmos apesar das diferenças”, declamou.
Carreira
A GMA conta com um plano de Carreira, instituído pela Lei N.º 2.984 em 28 de dezembro de 2001, que estrutura quadro de pessoal da instituição em seis classes: Guarda Municipal de 3ª, 2ª e 1ª classes (GM 1, GM 2 e GM 3), Supervisor (GM 4), Sub-inspetor (GM 5) e o mais alto posto da carreira, Inspetor (GM 6). Para progressão, o guarda municipal deve atender os requisitos necessários, previstos no dispositivo legal, além de ser aprovado em curso de formação específico para o cargo de Guarda.
Os novos 74 supervisores ingressam na nova função após a conclusão do Curso de Habilitação a GM 4, promovido em maio deste ano, com uma carga horária de 100 horas/aula. A capacitação contemplou disciplinas como Gestão com foco em competências, condicionamento físico, Ética, Direitos Humanos e Segurança Pública, Mediação de Conflitos. Além disso, os guardas participaram de seminários e palestras para formação extracurricular, com ministrados por especialistas como secretário municipal da Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcante, Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB/SP, Carlos Augusto Monteiro, presidente da OAB/SE.
Outras atribuições previstas para o GM4 são: orientar e fiscalizar os Guardas Municipais de 3ª, 2ª e 1ª Classe, sob sua responsabilidade, na execução das missões determinadas pelo escalão superior, propor atualização ou aprimoramento técnico-operacional dos Guardas Municipais sob sua Supervisão ao seu chefe imediato.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado, o secretário adjunto da Semdec, Arivaldo Barreto, o diretor adjunto da GMA, capitão Jonatas Souza, o subcomandante do 28º Batalhão de Caçadores, o tenente-coronel Limeri, o comandante da 19ª Circunscrição de Serviço Militar, tenente-coronel Cordeiro, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, o diretor de Trânsito da SMTT, capitão J Luiz, representante do comando do Corpo de Bombeiros, major Márcio, o assistente militar do Tribunal de Contas, tenente coronel Fontes e o apresentador e policial civil Otoniel Rodrigues Amado, mais conhecido como Bareta.
por Secom - Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É IMPORTANTE. para as mudanças das Guardas municipais..